Brasil de A a Z

Nelore, a Carne do Brasil... ...e com muitas qualidades!

Brasil

William Koury Filho é zootecnista, mestre e doutor em Produção Animal, jurado de pista de Angus a Zebu e proprietário da Brasil com Z® – Zootecnia Tropical

Olá, amigos pecuaristas! Escrevo esta coluna no final de julho. Esfriou muito no Sul e Sudeste, ventou bastante, e, assim, as pastagens continuam secando por todo o Brasil – época que diminui a oferta do boi gordo de pasto, que, em parte, vai sendo substituído pelos animais de confinamento.

Na política, aguardamos, com ansiedade, a aprovação das reformas, prioritariamente a da Previdência (aprovada em primeiro turno) e do pacote anticrime (contra o câncer da corrupção), ambos de suma importância para resgatarmos a confiança do mercado e retomarmos o crescimento econômico que o povo brasileiro merece. O impressionante é que todos os mais esclarecidos sabem que ou aprovam, ou o País quebra, e a queda de braço entre os Poderes Legislativo e Executivo continua deixando claro que interesses particulares e obscuros sobrepõem o amor ao desenvolvimento da pátria. De qualquer maneira, esperamos que o governo, com suas qualidades e limitações, siga firme na política da meritocracia e da decência, e não se renda aos velhos conchavos políticos – o que seria um enorme retrocesso na ética e moral.

De volta ao título da coluna, o que me inspirou foi ter acompanhado o abate do circuito Nelore de Qualidade de dois lotes da Grendene, em Araputanga/MT, um projeto que envolve a Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a empresa JBS.

Pois bem, que o Nelore é a carne do Brasil não se discute, já que corresponde a uma proporção muito grande do rebanho brasileiro. E quando falamos de carne de Angus, Hereford, Senepol, Bra...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!