A Voz do Criador

3 milhões de doses!

Esse número surpreendente de doses de sêmen comercializadas só poderia ter saído do Programa de Avaliação e Identificação de Novos Touros (PAINT), destaque do nosso “Especial de Avaliação Genética” nesta edição.

O PAINT surgiu em 1994, e o fabuloso número em destaque no título considera apenas os anos entre 2001 e 2019, ou seja, poderia ser maior. Essa, talvez, seria a vantagem de ser um programa que tem por trás uma das centrais de genética que disputam a liderança do mercado.

Também mostra a força dos programas de avaliação genética e, em parte, explica o grande avanço obtido no progresso genético do gado de corte brasileiro. Mas saiba que não só a genética pode propiciar o sucesso financeiro da propriedade.

Nossa “Entrevista do Mês”, por exemplo, traz uma conversa exclusiva com Darren Doherty, especialista em design de propriedades. Segundo ele, boa parte das estradas agrícolas e dos reservatórios de água são inadequados ou construídos nos locais errados, o que gera perdas na eficiência produtiva.

“O Confinador” traz outro grande exemplo de como os detalhes fazem toda a diferença no resultado final do confinamento. Saiba você que deixar a lama do piquete atingir entre 11 cm e 20 cm pode ocasionar uma queda entre 8% e 15% na taxa de ingestão dos animais. E, se come menos, engorda menos.

É o que vemos nas dicas em “Leite”. Se promover uma transição adequada da nutrição, é possível manter o ganho de peso entre 750 g/dia e 1.000 g/dia, garantindo bezerras mais saudáveis e vacas mais produtivas no futuro.

Entre as opções de alimentos que poderiam ser fornecidas a elas, temos a Haylage, nosso destaque em “Feno & Silagem”, e um pasto de qualidade, como pode ser observado em “Pastagens”, na qual é possível ver que aplicar adubo foliar após a adubação de base devolve duas vezes ou mais matéria seca para o gado consumir.

Por sua vez, vacas bem nutridas e selecionadas geneticamente facilitam o desmame precoce, tema de “Escolha do Leitor”, o que, invariavelmente, requer cuidados no período de gestação, como mostra “Caprinovinocultura”.

Por fim, a incrível edição que o leitor tem em mãos apresenta os maiores vendedores de touros zebuínos do Brasil, em mais um ano de parceria entre a Revista AG e a BrasilcomZ. “Top 100 – Zebuínos” traz várias novidades no topo do ranking, assim como reflete o comportamento do mercado de reprodutores em 2018. Este, o maior mérito do projeto!

Boa leitura!