Raças & Eventos

Genômica, eficiência alimentar e os 20 anos da avaliação genética do Guzerá

Raças

Esse é o resumo do tradicional Se-minário de Criadores e Pesquisado-res da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), reali-zado em Ribeirão Preto/SP, em 10 de maio. O evento reuniu 300 pessoas, entre criadores, pesquisadores, téc-nicos, empresas da área de genética, programas de melhoramento genéti-co, associações das raças de bovinos, pecuaristas e universitários. Chegan-do à sua 25ª edição, o encontro mar-cou o lançamento Sumário de Touros das raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã de maio de 2019, e foi divido em dois painéis: Pesquisas e Inovações Tecnológicas, e Genômica, Startups e Lançamentos.


Criador gaúcho Hildo José Traesel recebe “Mérito ABCZ”

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) promoveu mais uma edi-ção do “Mérito ABCZ” para homenagear personalidades que contribuem para o desenvolvimento da pecuária zebuína durante a 85ª ExpoZebu, realizada entre 27 de abril e 5 de maio de 2019, e que marcou o aniversário de 100 anos da entidade. Pelo segundo ano consecutivo, o Rio Grande do Sul contou com um representante entre as personalidades ilustres homenageadas pela maior organização pecuária do mundo (ABCZ). Desta vez, Hildo José Traesel, selecionador da raça Brahman em Porto Vera Cruz/RS, levou o nome do Estado para o maior palco da zebuinocultura do mundo. O diploma e a medalha foram entregues pelo presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges.


Carne Pampa da ABHB garante bonificação de até 10% em SC

Carne Pampa da ABHB garante bonificação de até 10% em SCCom o objetivo de estreitar e valorizar as relações com os produtores das raças HB de Santa Catarina, o Frigorífico El’Golli, localizado em Taió, em parceria com o Programa Carne Pampa, da Associação Brasileira de Hereford e Braford, desenvol-veu uma tabela de bonificação. A novida-de, que entrou em vigor no dia 1 de maio, irá garantir benefícios diferenciados para bovinos padrão HB. Conforme a negocia-ção estabelecida, a bonificação irá contem-plar animais de zero a quatro dentes, e peso mínimo de carcaça para machos de 241 kg (novilhos) e máximo de 281 kg. Já para as fêmeas, o mínimo será de 210 kg (novi-lhas) e o máximo, também de 281 kg. A bonificação poderá chegar até 10% sobre a tabela de preços base da Scot Consultoria junto à tabela de premiação.


Terra Boa é premiada durante comemoração dos 40 anos da ABB

A Fazenda Terra Boa, do criador José Luiz Niemeyer dos Santos, foi uma das principais homenageadas du-rante o evento “Brangus Forte”, pro-movido pela Associação Brasileira de Brangus para comemorar os 40 anos de atividades da entidade, em Campo Grande/MS. O evento contou com a entrega das premiações dos campeões do julgamento nacional de rústicos e com homenagens a várias personalida-des por seu trabalho em prol da raça. Além disso, o criatório de Guararapes/SP foi premiado nas categorias “Trio Reservado Grande Campeão de Ma-chos” e “Trio Campeão Júnior”, com Brangus JT 1991 FIV, Brangus JT 2001 FIV, Brangus JT 2103 FIV.


Brahman brilha na Expozebu

Brahman brilha na ExpozebuOs trabalhos de julgamento da raça Brahman aconteceram nos dias 1 e 2 de maio, em Uberaba/MG. Na avaliação de animais criados em regime de campo, a Grande Campeã foi Miss Vitória 4693, do criador de Alexandre Ferreira, da Fazenda Brahman Vitória. O criatório ainda apresentou a Reservada Grande Campeã, Miss Vitoria 5002; o Grande Campeão, Mister Vitória 5031, e seu Reservado, Mister Vitória 4703, de 31 meses. Já na avaliação de animais de argola, a Grande Campeã da raça Brah-man foi CABR Party 2527, Sua Reser-vada foi CABR Pérola 2506, ambos ani-mais de propriedade de Paulo de Castro Marques, da Fazenda Água Limpa, que também foi Melhor Criador e Melhor Expositor do certame. O criatório ain-da fez o Grande Campeão, com CABR Puma 2532.


Touros terão percentil de posicionamento como Decas

Touros terão percentil de posicionamento como DecasA Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) está adotando um novo sistema de ranqueamento para re-produtores superiores. Agora, o Sumário de Touros traz os percentis exatos obtidos pelos reprodutores para enquadramento nas classes Deca 1 (10% superiores), 2 (20% superio-res), 3 (30% superiores) e 4 (40% superio-res). Durante palestra realizada na Expou-tono, em Uruguaiana/RS, o presidente do conselho deliberativo técnico da ANC e dire-tor da Associação Brasileira de Angus, Flávio Montenegro Alves, informou que a ideia é hierarquizar as opções disponíveis e dar ferra-mentas mais refinadas de decisão ao selecio-nador. “Um animal que tenha percentil 11% é quase um Deca 1, ao passo que um que tenha 19% é quase Deca 3”, exemplificou.


Driblar a entressafra é desafio do Carne Angus

Depois da consolidação como o maior programa de cortes premium do Brasil, o Carne Angus tem como gran-de desafio garantir mais equilíbrio na oferta de gado ao longo do ano, dri-blando períodos de entressafra e man-tendo os cortes ao alcance do consu-midor. “O cliente quer a mesma carne com a mesma qualidade de janeiro a janeiro. E esse produto tem um preço a mais”, afirma a gerente nacional do Programa Carne Angus, Ana Doralina Menezes. Em busca dessa estabilidade, muitos criatórios vêm utilizado suple-mentação e o confinamento, sistema que, apesar de mais caro, tem trazido bons resultados nas regiões mais cen-trais do País.