Leite & Cia

Embrapa lança sumário de Touros Gir Leiteiro

Leite

O 27º Sumário de Touros do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) foi lançado durante a Expozebu, em Uberaba/MG. O programa já testou um total de 444 touros desde 1993. O sumário deste ano traz 33 touros provados pela primeira vez. O documento traz, ainda, a décima prova de pré-seleção da raça, e a novidade é que, antes de entrar na pré-seleção, todos os touros foram escolhidos com base no geno-ma de cada indivíduo. “Essa é a primeira bateria de touros em que 100% dos animais foram selecionados com uso da genômica antes de entrar no teste de progênie”, diz o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, João Claudio do Carmo Panetto.


Normativa do leite ameaça criar problema social

As normas relativas à produção e à industrialização do setor lácteo, promovidas pelas Instruções Normativas (INs) nº 76 e nº 77 do Ministério da Agricultura, vêm preocupando representantes da cadeia produtiva láctea. As novas regras entram em vigor a partir de 30 de maio, e o produtor que não se adaptar poderá sair do mer-cado em um curto espaço de tempo. Para o presidente da Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul, Wlademir Dall’Bosco, até o início da vigência das INs, mais produtores conseguirão se adequar, mas em torno de 25% a 30% deles não terão tempo hábil para realizar o investimento necessário.


Internet banda larga aumenta produtividade leiteira

Uma solução eficaz é a internet via saté-lite, que consegue chegar a lugares que não têm cobertura de outras tecnologias. Foi o que fez Nelci Mainardes, pecuarista, presi-dente da Associação Paranaense de Gado Jersey, dono de uma fazenda em São José dos Pinhais/PR. Ele começou a administrar a propriedade em 1...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!