Ovinos/Caprinos

Fenovinos em Pelotas

Ovinos/Caprinos

Entre os dias 15 e 19 de maio será realizada a 32ª Feira Nacional Rotativa de Ovinos (Fenovinos). Esta edição do evento terá como sede o município de Pelotas/RS. A programação inclui leilão, exposição e julgamento de animais, além de feira de artesanato, desfile de moda, seminário e concurso de culinária. A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) estima a participação de expositores de mais de 50 municípios com a representação de 13 raças.


Patrimônio cultural

Ovinos/Caprinos

Os vereadores de Petrolina/PE votaram no mês passado o Projeto de Lei 135/2018, que declara a manta caprina e ovina como patrimônio cultural imaterial da cidade. A manta consiste em uma técnica de corte, salga e secagem da carcaça dos animais, que resulta em uma carne macia e quase integralmente desossada. Por sua importância, e por ser um dos produtos mais emblemáticos da gastronomia da região, um grupo interinstitucional de trabalho, liderado pela Embrapa Semiárido, articulou junto aos parlamentares a proposta para oficializar o produto como patrimônio do município.


Diretoria Aspaco

A nova diretoria da Associação Paulista de Criadores de Ovinos (Aspaco) foi eleita no final de março. A assembleia de associados manteve o presidente Chico Fernandes no cargo, e o zootecnista Hélio de Almeida Ricardo foi indicado como diretor técnico. O atual mandato tem vigor entre 2019 e 2021.


Incentivo ao melhoramento

A Prefeitura de Serrinha, na Bahia, por meio da Secretaria de Agricultura, está financiando um projeto de melhoramento genético do rebanho de ovinos e caprinos. A segunda etapa da iniciativa, que está em andamento, inclui a realização de exames de ultrassom e a vermifugação dos animais. O trabalho não tem custo para os criadores.


Exposição Santa Inês

Entre os dias 13 e 19 de maio, será realizada a Exposição Brasileira da Raça Santa Inês, em Maceió/AL. Entre as atrações, está o Leilão Alagoas 2019, no dia 17 de maio, a partir das 19h, com oferta de animais de diversos criatórios, no Parque José da Silva Nogueira. A transmissão será feita pelo site www. agresteleiloes.com.br.


Dia da Ovelha

Ovinos/Caprinos

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) promoveu no mês passado, o 3º Dia da Ovelha. O evento organizado pelo professor Maico Henrique Barbosa dos Santos, responsável pelo setor de Ovinocultura da Fazu, abordou temas como manejo nutricional e reprodutivo. Os participantes ainda realizaram visita técnica à Fazenda Nevada, onde o trabalho é voltado para a ovinocultura de corte.


Curso no campo

Está programado para os dias 29 e 30 de junho o Curso no campo: manejo geral, reprodutivo, sanitário, nutricional e de pastagem de ovinos e caprinos. As aulas teóricas com audiovisual e práticas serão realizadas em fazendazz criatório próximo a Belo Horizonte/MG. A realização é do Grupo de Extensão da Pesquisa em Ovinos e Caprinos (Gepoc). Mais informações podem ser obtidas no site www.caprileite.com.br e pelo e-mail [email protected]