Feno & Silagem

SILAGEM NA RECRIA

Feno

Amir G. Sessim*, Yago M. da Rosa**, Vanessa S. Fernandes*** e Júlio O. J. Barcellos****

A recria é a fase da produção de bovinos de corte imediatamente após a desmama, cujos objetivos são de recriar as bezerras até o primeiro acasalamento e os bezerros para entrar na fase de engorda. A duração do período de recria tem um impacto na duração do ciclo completo da pecuária de corte e, portanto, quanto mais curta ela é, mais eficiente é o processo da produção de carne nos sistemas produtivos.

Assim, diversas estratégias de alimentação são empregadas nesse período, e o uso da suplementação com alimentos volumosos tem sido uma tecnologia que possibilita o aumento do ganho de peso diário dos animais. A silagem de milho ou sorgo, na forma de grão úmido ou planta inteira, está sendo cada vez mais utilizada.

Ganho de peso na recria

O ritmo de ganho da bezerra, pré-definida para a reprodução, a partir da desmama, é que determina se ela vai chegar no peso alvo para o acasalamento na idade estabelecida no sistema, se aos 14, 18 ou 24 meses. Obviamente que aspectos adicionais como padrão genético e aspectos fenotípicos também são elementos que se combinam ao desenvolvimento corporal. De outra parte, quando a novilha não atinge esses objetivos, ela é destinada ao processo de engorda ou comercializada como fêmea de reposição para outros produtores. O foco aqui é quando ela é destinada à reprodução, cujo peso corporal alvo no início da temporada de monta ou inseminação, deve alcançar 60% ou 65% do peso adulto potencial. Portanto, conhecendo o peso alvo (vaca adulta de 450 kg = novilha ao início do acasalamento com 270-292 kg), é possível programar o ganho de peso na recria e, com isso, escolher a estratégia alimenta...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!