Escolha do Leitor

Creep-feeding

Escolha

Estratégia para aumentar o peso dos bezerros no desmame

Marcela Kuczynski da Rocha*, Odilene de Souza Teixeira**, Julia Abud Lima***, Júlio Barcellos****

O creep-feeding é a suplementação alimentar livre e exclusiva para os bezerros lactantes, restringindo o acesso da vaca ao cocho. Essa prática de manejo visa fornecer fonte suplementar de nutrientes, complementando o leite materno, com objetivo de produzir bezerros mais pesados na desmama. Isso ocorre devido ao fato de que a quantidade de leite produzido, com o avanço da curva de lactação, ou por deficiência alimentar da vaca, não é suficiente para altos desempenhos do bezerro. Assim, o leite materno consegue suprir as exigências nutricionais do bezerro até 90 dias de idade. A partir dessa fase, o bezerro necessita de alimento adicional, com provisão de energia e proteína adequada, geralmente oriundo do pasto, quando inicia a transição para ruminante.

No sistema de cria, pode-se destacar alguns fatores cruciais para os bezerros expressarem o máximo de seu potencial de crescimento, como a disponibilidade e a qualidade do pasto onde permanecem as matrizes, a produção de leite, além de raça, sexo e idade à desmama do bezerro. Porém, em sistemas exclusivamente a pasto, como a maioria dos sistemas de criação no Brasil, torna-se um desafio aliar as condições ideais para maximizar o desempenho dos bezerros. Nesse sentido, o creep-feeding para o bezerro no período pré-desmama potencializa o crescimento muscular, além de proporcionar maior evolução de peso e ganhos durante a recria, contribuindo para a intensificação do sistema produtivo.

De um modo geral, nos sistemas de cria a pasto, a partir do terceiro mês de lactação, a contribuição do leite para o c...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!