Raças e Eventos

ExpoZebu é lançada

Raças

Em evento de gala que remetia à década de 1920, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) anunciou, em 12 de março, em Uberaba/ MG, as novidades da 85ª Expo- Zebu, a Exposição Internacional do Zebu.

Além das 87 edições ininterruptas, a mostra deste ano é deveras especial, porque marca o centenário da ABCZ. Para dar um toque especial, houve muitas atrações, como danças, ponche e espetáculo teatral.

“Esse mérito se deve aos primeiros criadores de zebu, que, em um primeiro momento, criaram a Herd Book Zebu, depois a Sociedade Rural do Triângulo Mineiro e a entidade hoje conhecida por ABCZ”, relata Arnaldo Manoel Souza Borges, presidente da associação.

Segundo ele, a entidade foi se fortalecendo a cada gestão, o que possibilitou comemorar também os 80 anos do primeiro registro genealógico de gado zebu e os 50 anos do Programa de Melhoramento Genético Zebu (PMGZ).

O programa registra algumas mudanças importantes: passou a ranquear os animais em decas, e não mais em unidades decimais; e criou-se uma versão do PMGZ para pecuária comercial e uma marca de Carne Zebu.

A Expozebu será realizada de 27 de abril a 5 de maio, no Parque Fernando Costa. A expectativa de Arnaldo Borges é que, no período, 280 mil pessoas passem pelo local, representando um crescimento de 20%.

Comércio

Para atender à grande demanda, a ABCZ ampliou a área comercial do parque para comportar 150 expositores. Nos nove dias de feira, devem ser movimentados R$ 200 milhões, superando os R$ 176 milhões registrados em 2018, incluindo receita dos leilões de bovinos e cinco shows. Serão 33 remates e shoppings ante os 28 eventos comerciais do ano passado.

Pista

As principais mudanças tangem à idade máxima para algumas raças, e, repetindo o sucesso da edição passada, a modalidade de jurado único continua valendo para todas as categorias. Os campeonatos Matriz Modelo – Prêmio Orestes Prata Tibery Júnior e Modelo Frigorífico também estão confirmados.

Ainda na lista de novidades está a participação de animais Girolando, raça sintética que possui apenas três oitavos de sangue zebu, e o registro de uma nova raça, o Punganur. É um animal semelhante aos zebuínos já conhecidos, mas que não ultrapassa um metro de altura quando adulto.

Um recorde no Guiness Book é esperado na mostra, com o preparo de seis toneladas de carne. Como gritava o jornaleiro que repetia a manchete “O zebu e a batata” da Gazeta do Commercio de 12 de março de 1919: “Extra, extra, extra! Muito louvável é o esforço desenvolvido pelo Estado de Minas e varios creadores mineiros para o melhoramento do gado que povôa os nossos campos”.

Veja mais informações no canal do YouTube da nossa plataforma digital AG+.

Raça Araguaia ganha marca de carne

Raças

Criada pelo engenheiro-agrônomo Raul Almeida Moraes Neto, há 12 anos, a fusão de 47% de sangue Blond D’Aquitane, 28% Caracu e 25% Nelore, que resultou na criação da raça sintética Araguaia, ganhou destaque ao anunciar sua marca própria de carne: Origem Premium. Inicialmente, o programa abastece a rede de carnes Santa Luzia e estará disponível em algumas regiões dos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Os cortes são saborosos, com coloração marcante, e magros em relação à gordura, entretanto, sem perder a maciez, garantida pela herança taurina e tenra idade em que os animais do programa são abatidos (20 meses).

Apesar de carregar uma raça de dupla musculatura em sua composição – o Blond – o agrônomo garante a produção de bezerros precoces, robustos a pasto sem o risco de partos distócicos, devido ao crivo genético empregado na seleção dos animais. O lançamento ocorreu no restaurante Micaela, na capital paulista, no dia 11 de março, com a presença de pecuaristas e empresários do frigorífico Cow Pig, parceiro no projeto. A origem da carne pode ser rastreada via QR Code, e o site www. racaaraguaia.com possui informação sobre a indicação geográfica utilizada no nome.

Veja todos os detalhes no canal do YouTube da nossa plataforma digital AG+.