Raças e Eventos

ExpoZebu é lançada

Raças

Em evento de gala que remetia à década de 1920, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) anunciou, em 12 de março, em Uberaba/ MG, as novidades da 85ª Expo- Zebu, a Exposição Internacional do Zebu.

Além das 87 edições ininterruptas, a mostra deste ano é deveras especial, porque marca o centenário da ABCZ. Para dar um toque especial, houve muitas atrações, como danças, ponche e espetáculo teatral.

“Esse mérito se deve aos primeiros criadores de zebu, que, em um primeiro momento, criaram a Herd Book Zebu, depois a Sociedade Rural do Triângulo Mineiro e a entidade hoje conhecida por ABCZ”, relata Arnaldo Manoel Souza Borges, presidente da associação.

Segundo ele, a entidade foi se fortalecendo a cada gestão, o que possibilitou comemorar também os 80 anos do primeiro registro genealógico de gado zebu e os 50 anos do Programa de Melhoramento Genético Zebu (PMGZ).

O programa registra algumas mudanças importantes: passou a ranquear os animais em decas, e não mais em unidades decimais; e criou-se uma versão do PMGZ para pecuária comercial e uma marca de Carne Zebu.

A Expozebu será realizada de 27 de abril a 5 de maio, no Parque Fernando Costa. A expectativa de Arnaldo Borges é que, no período, 280 mil pessoas passem pelo local, representando um crescimento de 20%.

Comércio

Para atender à grande demanda, a ABCZ ampliou a área comercial do parque para comportar 150 expositores. Nos nove dias de feira, devem ser movimentados R$ 200 milhões, superando os R$ 176 milhões registrados em 2018, incluindo receita dos leilões de bovinos e cinco shows. Serão 33 remates e shoppings ante os 28 eventos comerciais do ano passado.

Pista

As principais mudanças tangem à idad...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!