Ovinos/Caprinos

Queijo de leite de cabra com propriedades anti-inflamatórias

Ovinos/Caprinos

A bactéria Lactobacillus rhamnosus EM 1107, empregada na produção de queijo de leite de cabra, apresentou capacidade de sobreviver ao processo digestivo e controlar respostas inflamatórias intestinais. Foi o que mostrou pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com a Embrapa e publicada na revista Journal of Functional Foods. O micro-organismo é um dos isolados de produtos lácteos que são estudados pela Embrapa Caprinos e Ovinos, e instituições parceiras para atuarem como ingredientes de produtos lácteos benéficos à saúde. Entre eles, um queijo caprino 100% nacional que terá essa bactéria em sua composição e que já está sendo testado no laticínio da Fazenda Carnaúba, em Taperoá/PB.


Curso aborda verminose

A Associação Paulista de Criadores de Ovinos (Aspaco) promoverá, no dia 27 de abril, o curso “Como controlar a verminose do seu rebanho”. A parte teórica, pela manhã, será no Sindicato Rural de São Manuel/SP, e, a parte prática, na Fazenda Borborema. Informações e inscrições no site www.aspaco.org.br.


III Missão Brasil-Portugal

O Grupo de Extensão da Pesquisa em Ovinos e Caprinos (Gepoc), a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais (Accomig) e a Associação Paulista de Criadores de Ovinos (Aspaco) promovem, entre os dias 11 e 18 de maio, a III Missão Brasil-Portugal. Monitorada por especialistas brasileiros e portugueses, a viagem tem como objetivo vivenciar a organização da cadeia serrana portuguesa de queijos maturados e cárneos, e o processo de certificação de produtos. Mais informações no e-mail [email protected]


Nova diretoria da Arco

Ovinos/Caprinos

O médico-veterinário Edemundo Gressler (na foto, com a vice-presidente Elisabeth Lemos) foi eleito novo presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) para o triênio 2019-2021. Ele substitui Paulo Schwab, que estava há 22 anos na presidência. Participaram da eleição, que foi realizada no mês passado, associados da Bahia, da Paraíba, do Mato Grosso, do Paraná, de Santa Catarina, de São Paulo e de várias cidades do Rio Grande do Sul.


Exposição na Fenatrigo

Ovinos/Caprinos

Serão realizados durante a XV Feira Nacional do Trigo (Fenatrigo), em Cruz Alta/RS, a Exposição de Ovinos e o 1º Concurso Zootécnico de Borregas. Os eventos ocorrem entre os dias 15 e 19 de maio, no Parque Integrado de Exposições do município.


Leilão Alagoas 2019

Ovinos/Caprinos

O Leilão Santa Inês Alagoas 2019 será realizado no dia 17 de maio, a partir das 19h, no Parque José da Silva Nogueira, em Maceió/AL. O evento faz parte da programação da Expo Alagoas Genética e da Exposição Brasileira da Raça Santa Inês. Mais informações no site www. agresteleiloes.com.br.


Estímulo ao consumo

A ovinocultura esteve na programação da Embrapa Pecuária Sul na Expodireto Cotrijal, realizada em Não-Me- -Toque/RS, no mês passado. Uma das ações teve o objetivo de desmistificar o consumo de carne ovina. Foi apresentada a nova revista da Embrapa intitulada “Carne ovina na mesa do brasileiro”, que apresenta o potencial de mercado e iniciativas de organização da cadeia, além de opções de cortes e receitas.


32ª Fenovinos

Ovinos/Caprinos

A 32ª Feira Rotativa de Ovinos (Fenovinos) será realizada entre os dias 15 e 19 de maio, em Pelotas/RS. A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), o Sindicato Rural de Pelotas e a Casa da Ovelha são os responsáveis pela organização do evento que terá na programação julgamentos e leilão. Mais informações em www.arcoovinos.com.br.