Leite & Cia

Allflex lança monitoramento SenseHub

Leite

A ferramenta da companhia alerta em tempo real os pontos de atenção do animal, proporcionando informações sobre status reprodutivo, saúde, estresse térmico, nutrição e bem-estar animal. “A plataforma SenseHub também ajuda a entender os efeitos sobre o bem-estar das vacas leiteiras”, afirma o gerente de monitoramento da Allflex para a América Latina, Luciano Lobo.


Melhor eficiência produtiva reduz emissão de GEE

O relatório de laticínios da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) observa que as intensidades de emissão de gases de efeito estufa (GEE) por quilo de leite diminuíram quase 11% no período 2005-2015. Esses declínios são registrados em todas as regiões, refletindo melhorias contínuas na eficiência agrícola e na pecuária obtidas por meio de melhor produtividade animal e melhor gerenciamento.


Cepea deixará de calcular preço bruto do leite ao produtor

Isso porque o cálculo do preço bruto inclui, além do preço do leite recebido pelo produtor, impostos e frete, e essas duas variáveis são exógenas ao valor, de modo que as suas variações podem afetar o cálculo da média final sem que isso reflita o mercado. Além disso, há grande heterogeneidade nas condições de aplicação de ambas as variáveis, dificultando a comparação entre médias. O Cepea recomenda a utilização dos preços líquidos para análises e negociações. A medida vale para 2020.


Ministra assegura medida compensatória para o leite

Leite

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, assegurou, recentemente, à comitiva formada por representantes da cadeia produtiva do leite do Rio Grande do Sul, que o governo estuda a adoção de uma medida compensatória para que as importações de leite em pó da Europa e da Nova Zelândia não prejudiquem o setor lácteo brasileiro. A ministra do Mapa também se comprometeu a repassar os pleitos da cadeia produtiva do leite gaúcho quanto às Instruções Normativas nº 76 e nº 77 à Câmara Setorial do Leite, e afirmou que recebeu pedidos semelhantes de outros estados.


Capacitação impulsiona qualidade do leite

Logo que concluiu o curso “Manejo de Gado de Leite”, oferecido pelo Senar/PR, em 2017, o produtor Sílvio Garcia passou a implantar as técnicas e as práticas abordadas ao longo da capacitação. Hoje, o rebanho de Garcia conta com 75 cabeças (entre animais secos e em lactação), com uma produtividade média de 22 litros/dia por animal. Antes dos cursos, o produto apresentava contagem bacteriana entre 11 e 15 por mil UFC. Agora, o índice gira em torno de 3 a 5 por mil UFC.


CRV Lagoa lança Catálogo Leite Europeu

A central lançou o catálogo repleto de touros Holandês Preto e Vermelho, Jersey, Holandês Frisian, Jersolando e Pardo-Suíço. No total, são 36 novidades. O gerente de contas da empresa, William Tabchoury, explica que essa edição é especial. “Neste ano, completamos 145 anos de existência, celebrando o advento do primeiro herd book de bovinos da raça Holandesa e o resultado comprovado da nossa filosofia de seleção, que busca vacas mais produtivas”, explica.


Iogurte rico em cálcio reduz risco de diabetes

Os pesquisadores coreanos conduziram um estudo para descobrir a associação entre o consumo de alimentos ricos em cálcio – entre eles, o iogurte – e a incidência de diabetes mellitus tipo 2 entre adultos coreanos. Estudos anteriores sugeriram que o nível de ingestão de cálcio pode ajudar a prevenir o diabetes mellitus tipo 2, pois o cálcio é essencial para a secreção de insulina e está envolvido no mecanismo de ação da insulina por meio da regulação dos níveis de cálcio intracelular. O estudo realizado durou dez anos e envolveu 8.574 coreanos com idades entre 40 e 69 anos.