Agro Giro

Encontro de Confinamento da Coan Consultoria promove imersão na pecuária de precisão

Agro

Por meio da troca de experiências, o evento teve a proposta de ajudar os produtores presentes a atingirem o objetivo de conquistar uma pecuária mais lucrativa para todos.

Para tanto, durante os dias 12, 13 e 14 de março, em Ribeirão Preto/SP, a 14ª edição do encontro realizado pela Coan Consultoria em parceria com o canal SBA falou sobre as perspectivas de mercado, as novas tecnologias, ações de gerenciamento das propriedades rurais, manejo e engorda.

Um time seleto de especialistas do setor foi escalado para discutir sobre as melhores estratégias para uma bovinocultura mais competitiva e rentável. Entre eles estava o engenheiro- -agrônomo e diretor da Athenagro, Maurício Palma Nogueira, que ministrou uma palestra sobre o panorama da pecuária intensiva em cenários favoráveis.

Na análise do especialista, o cenário é de otimismo para o mercado da proteína bovina do Brasil, que resistiu a uma série de escândalos durante a Operação Carne Fraca, as delações dos controladores do grupo JBS e a greve dos caminhoneiros no último ano. Para Nogueira, a tendência é de alta do preço da arroba do boi gordo, devido à retenção de fêmeas e ao crescimento das exportações, sobretudo, nos países que deixaram de adquirir a carne bovina em 2018, como a Rússia.

No entanto, devido ao embargo russo no ano passado, o Brasil abriu espaço para que os argentinos negociassem com aquele país.

“Estou com a sensação de dever cumprido. Tivemos a participação de 480 pessoas, diversos estados representados, profissionais e pecuaristas do Paraguai, do Uruguai, da Colômbia e da Argentina. Creio que realizamos um evento singular, no sentido de trazer informações atualizadas e relevantes para que o público pudesse tomar decisões assertivas diante do cenário atual da nossa pecuária. Aliás, o momento é marcado por uma reposição das categorias animais mais valorizadas, insumos com características de entressafra e planejamento do primeiro giro de confinamento a passos largos”, avalia o diretor técnico da Coan Consultoria, Rogério Marchiori Coan.

Turquia e Filipinas salvam as exportações no bimestre

Segundo a Associação Brasileira dos Frigoríficos, embora a China tenha reduzido as compras em mais de 10 mil toneladas, nos dois primeiros meses do ano, assim como Egito, Irã e Estados Unidos, as exportações totais de carne bovina (in natura e processada) estão mantendo ritmo de crescimento graças às importações feitas por novos mercados, como a Turquia, que saltou de 355 toneladas, em 2018, para 5.750 toneladas em 2019, e as Filipinas, de 2.154 toneladas, no ano passado, a 5.191 toneladas neste ano.

Maurício Velloso assume a Assocon e avisa: sem Interconf em 2019

Em entrevista exclusiva à Revista AG, em Ribeirão Preto/SP, o pecuarista e presidente da Comissão de Pecuária de Corte da Federação da Agricultura de Goiás (Faeg), Maurício Velloso, informou que será o novo dirigente da Associação Nacional da Pecuária Intensiva (Assocon). “Entre as atividades de maior importância da associação está a Escola de Pecuária. Logo, desejamos fazer com que essa iniciativa atinja o maior número possível de municípios, levando a pecuaristas, colaboradores, técnicos e familiares o entendimento de que a tecnologia é um conjunto de ferramentas, e, como tal, deve ser utilizada de forma específica. Portanto, o conhecimento de todos os sistemas é imperativo”, afirma. Velloso também adiantou que não haverá a Interconf em 2019.

Veja mais no canal do YouTube da nossa plataforma digital AG+.

Elos da cadeia se reúnem em Porto Alegre/RS

O ponto de encontro será a XIV Jornada NESPro, na qual será realizado o Simpósio Internacional sobre Sistemas de Produção de Bovinos de Corte, entre os dias 10 e 12 de junho, em Porto Alegre/RS. O evento constitui um espaço de convívio entre pecuaristas, estudantes, pesquisadores, extensionistas, professores e todos aqueles interessados na pecuária de corte. O tema escolhido é “A reengenharia científica e tecnológica para a produção de carne bovina”.