Notícias do Hereford e Braford

Prova da CRV Lagoa registra participação inédita da raça HEREFORD

Notícias

Pela primeira vez, a raça Hereford confirma presença na prova da CRV Lagoa, realizada no Centro de Performance (CP), em Sertãozinho/SP. O teste, que começou logo após a recepção dos animais, entre os dias 11 e 15 de fevereiro, reunindo 62 exemplares (32 Hereford e 30 Braford), é uma vitrine para o mercado do Brasil Central, mostrando o potencial genético e o desempenho dos touros em sistema de confinamento.

O consultor da CRV Lagoa, Edson Nilo Padilha Freitas, comemora a participação inédita do Hereford, que tem ganhado espaço no mercado através da utilização em cruzamentos com matrizes Nelore. “A raça tem se destacado pela docilidade e mostrado um bom desempenho, com menos tempo de confinamento e maior rendimento de carcaça”, destaca.

A raça Braford participa da prova há três edições, sendo a avaliação chancelada pela ABHB desde 2016. “Essa prova atrai uma clientela que passa a ter um olhar especial para as raças e os criatórios ao mostrar o desempenho desses animais em um sistema diferente do tradicional no Rio Grande do Sul”, comenta Freitas. A CRV Lagoa realiza os testes há 12 anos com diversas raças e serve também como fonte de contratação de touros submetidos ao sistema de avaliação genética próprio da empresa, identificando os melhores exemplares para compor a sua bateria.

Para o presidente do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da ABHB, Aldo Tavares, a prova é uma ferramenta de seleção que mostra a potencialidade das raças HB. “É um teste que dissemina a genética, traz visibilidade aos criatórios participantes, e tudo isso com o mesmo custo que o criador teria para criar em sua propriedade, com a vantagem de ser palco para uma região que dispõe de um leque comercial ...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!