Ovinos/Caprinos

Agrovinos abre calendário gaúcho

Ovinos/Caprinos

Realizada em Bagé, entre os dias 9 e 13 de janeiro, a 11ª edição da mostra sediou a 1ª Nacional da Raça Romney Marsh. Foram inscritos 262 ovinos das raças Merino Australiano, Ideal, Corriedale, Hampshire Down, Texel, Ile de France, Crioula e, é claro, a Romney Marsh, além das variedades Naturalmente Coloridas. Desse total, 98 eram animais a galpão e 46, trios de rústicos.


Caprinovinocultura cresce em Minas Gerais

Atualmente, o estado possui o décimo maior rebanho do País, que abastece os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. As raças mais criadas são Saanen, Alpina e Anglonubiano. A criação de caprinos e ovinos de corte e também de dupla aptidão está mais concentrada no Norte e no Nordeste de Minas, enquanto a Zona da Mata e a Região Metropolitana de Belo Horizonte respondem por maior produção leiteira.


Arco completa 77 anos de história

O início da história da então Associação Rio-Grandense de Criadores de Ovinos (Arco) foi em Santana do Livramento/ RS, no dia 18 de janeiro de 1942, durante a 3ª Exposição Nacional. O primeiro presidente foi o senhor João Farinha. Em 1977, a entidade ganhou o status de nacional e passou a ser delegada do Ministério da Agricultura para ser o cartório de registro das raças ovinas em todo o Brasil. Hoje, a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos mantém-se como referência no Serviço de Registro Genealógico com 119 inspetores registrando 27 raças caprinas e ovinas.


Livramento deve ser oficializada capital da ovelha no Brasil

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que confere ao município de Santana do Livramento/RS o título de Capital Nacion...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!