Brasil de A a Z

O que meritocracia tem a ver com melhoramento genético? 2019, um ano que entrará para história!

Brasil

“Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade” (Sêneca)

William Koury Filho é zootecnista, mestre e doutor em Produção Animal, jurado de pista de Angus a Zebu e proprietário da Brasil com Z® – Zootecnia Tropical

Olá, amigos agropecuaristas. Esta é a primeira coluna de 2019, e começo o ano com muito otimismo. Passada a agonia no cenário político pré-eleição em 2018, a posse do governo no dia 1 de janeiro, seguida da posse dos ministros no dia 2, foi uma verdadeira lição de patriotismo.

Pensem quanto tempo faz que não se iniciava um ano com tamanha esperança! E não poderia ser diferente, já que estamos saindo de uma era sombria de governo, em que os fatos consumados e tamanho dano à Nação dispensam maiores comentários.

Só a mudança já seria motivo de comemoração, mas a situação é ainda melhor, visto que o atual governo, já nos primeiros dias, deu sinais claros de que veio para fazer diferente. Para começar, além de diminuir o número de ministérios, nomeou profissionais preparados para assumirem as pastas, com nível médio de formação/currículo, muito superiores àqueles que ocuparam tais cargos desde o início de nosso novo processo democrático com eleições diretas. É a aplicação da tal meritocracia com algumas escolhas estratégicas, contraponto aos antigos conchavos políticos descarados.

“Meritocracia é um sistema ou modelo de hierarquização e premiação baseado nos méritos pessoais de cada indivíduo. A origem etimológica da palavra meritocracia vem do latim meritum, que significa ‘mérito’, unida ao sufixo cracia (do grego: krátos), que quer dizer ‘poder’.”

Gosto muito desse conceito, e o ...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!