Raças e Eventos

Vencedores do Prêmio Senepol são conhecidos

Raças

Destaque para Erick Henrique (na foto, à direita), repórter da Revista AG, que venceu o prêmio de Jornalismo com a matéria intitulada “Crescendo com eficiência”, publicada na edição de outubro de 2017. Com o tema “Contribuição da raça Senepol para a inovação e o desenvolvimento da bovinocultura no Brasil”, a iniciativa também reconheceu a pesquisadora Fabiane Siqueira, da Embrapa Gado de Corte, primeiro lugar com o estudo “Associação da mutação NY821 com características de interesse econômico em bovinos da raça”. Segundo o presidente da ABCB Senepol, Pedro Grosara, a escolha dos vencedores foi uma tarefa difícil, pois a qualidade das pesquisas e reportagens que concorreram aos prêmios foi excepcional.


Países promovem carne Braford no Mercosul

O estande da Associação Brasileira de Hereford e Braford na 41ª Expointer foi palco da terceira reunião da Federação Braford do Mercosul em 2018. Composto por Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai, além de convidados da Colômbia e do Equador, o grupo avaliou proposta apresentada pela Argentina envolvendo a criação de um bloco de vendas de carne em nível internacional com um selo de Carne Braford do Mercosul.


Um quarto dos pecuaristas do Rally da Pecuária produz acima de 30 @/ha/ano

Raças

Um quarto dos pecuaristas com melhor eficiência avançou 26% na edição 2018, com a produção de 36 arrobas/ hectare/ano, em média. Em relação à produtividade como um todo, as propriedades visitadas que fazem ciclo completo apresentaram aumento médio de 23% – de 8,3 para 10,3 @/ha/ano. Essa recuperação comprova o comportamento observado em 2016, quando o pecuarista reduziu o pacote tecnológico em função da diminuição de margem. Em cinco anos, a produtividade média do público avaliado durante o Rally aumentou 17%. Entre os entrevistados, a quantidade de animais terminados em confinamento será de 890 mil cabeças, um aumento de 9,5% em relação ao volume confinado em 2017. Na foto, André Pessoa, da Agroconsult, e Maurício Palma Nogueira, da Athenagro, responsáveis pela expedição técnica.


Novo iABCZ busca lucro do pecuarista

O novo índice de qualificação genética da Associação Brasileira de Criadores de Zebu, agora elaborado em parceria com a Embrapa/Geneplus, surge com maior ponderação para Stayability (longevidade reprodutiva), uma característica que tem impacto diretamente no bolso do criador. Há dois anos, a ABCZ contratou um renomado especialista em índice econômico, o norte-americano Dr. Michael MacNeil, que utilizou dados de todo o Brasil para elaboração de um índice econômico.


ANCP lança nova DEP na ExpoGenética

Sessenta e sete novas fazendas ingressaram nos programas de melhoramento genético oferecidos pela Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores. Dentro da programação da feira de Uberaba/MG, a entidade apresentou o Sumário de Touros das Raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã, edição agosto 2018, que trouxe, em suas páginas, o lançamento mais esperado pelo mercado: a nova DEP genômica para precocidade de machos (DIPM – DEP para Idade à Puberdade de Machos).


Charolês brilha na Expointer

O Charolês, mais uma vez, fez bonito em sua passagem pela mostra de Esteio/RS. A 41ª edição do evento contou com a participação de exemplares oriundos de cabanhas gaúchas e paranaenses. Entre as tradições da exposição está a disputa do título de animal mais pesado, que, neste ano, foi dividido entre dois touros Charolês: Jotabe Legend 5579 BR, da Cabanha Charolês Figueira; e NBO Poderoso do Boqueirão 595, da Cabanha Boqueirão, que pesaram 1.265 kg. Já o prêmio Precocidade reprodutiva – Troféu Paulo Franco Borges foi conferido à fêmea Jotabe My Lady, parida aos 17 meses e dez dias, também propriedade da Figueira.