Leite & Cia

Mapa acata propostas sobre qualidade do leite

O trabalho conjunto da FAEP e de diversas instituições da cadeia leiteira teve resultado prático para os produtores da região Sul do País. Das 36 propostas elencadas em discussões da Aliança Láctea Sul Brasileira como contribuição à consulta pública das Portarias nºs 38 e 39, 17 foram acatadas, total ou parcialmente, pelo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ambas as portarias tratam sobre parâmetros e procedimentos a serem seguidos nas diversas fases de produção, transporte e processamento de lácteos, em substituição à Instrução Normativa (IN) nº 62.


CustomFan lança ventilador para conforto térmico

Leite

A CustomFan é uma nova empresa do grupo EFLOW que desenvolve ventiladores especiais com hélices Multi-Wing. Recentemente, lançou equipamento com a finalidade de aumentar a eficiência, baixar o nível de ruído e reduzir o consumo de energia elétrica. Entre as vantagens estão as diferentes configurações de pás e a possibilidade de utilizar três tipos de motores com diferentes potências.


Raça de duplo propósito deseja reconquistar produtores

Digno de estar nas mesas dos melhores restaurantes e na lista de produtos indispensáveis nas receitas dos chefs de cozinha, o queijo produzido com leite da raça Normando é considerado um dos melhores do mundo. “Este é um dos produtos de alto valor agregado que a raça propicia”, afirma o presidente da Associação de Criadores do Normando do Brasil, Jacques Schinemann. A raça produz carne com marmoreio e leite com alto teor de sólidos.


Zoetis lança Sumário Top100 Clarifide

A publicação apresenta as 100 fêmeas da raça Holandesa com melhor avaliação genética para cada uma das características divulgadas, entre 12 critérios de importância econômica e funcional. Para realizar o levantamento, foram consideradas as avaliações genéticas de julho de 2018, em um total de mais de 50 mil fêmeas aferidas pelo Clarifide no Brasil até setembro.


Participe do projeto “Indicadores de Sustentabilidade para Pecuária Leiteira”

A pesquisa tem o objetivo de propor um conjunto de indicadores multidimensionais para a avaliação da sustentabilidade em propriedades leiteiras. Para tanto, a participação é essencial. Convidamos pesquisadores, técnicos, produtores e estudantes para responderem o questionário por meio do link: https:// goo.gl/forms/vA3Eb7qAYsywbgEt1. Caso tenha dúvida ou sugestões, você poderá entrar em contato com a doutoranda da FMVZ/USP Mirian Fabiana da Silva pelo telefone (19) 98835-5399.


Acordo para núcleo de Girolando no RS é firmado na Expointer

Leite

A raça Girolando também vem crescendo no Sul do País e, agora, terá uma entidade de fomento no estado do Rio Grande do Sul. Durante a mostra de Esteio/RS, o presidente da Girolando Luiz Carlos Rodrigues e o mandatário do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro e Girolando, Jairo André Gorczevski, assinaram convênio que garantirá recursos financeiros à entidade gaúcha. Com isso, passa para dez o número de núcleos espalhados pelo Brasil.


Manejo de forrageiras garante maior produção

O assunto foi abordado junto aos produtores durante palestra na sede da Lactalis do Brasil, na Expointer. Na ocasião, Carlos Augusto Feldmann, responsável pelo desenvolvimento comercial da Atlântica Sementes, apresentou aos criadores práticas para manter o plantio no verão sem ter consequências negativas na produção. “Como costumo dizer, trabalho com um tripé, no qual existe genética, manejo e pastejo. Se faltar um desses, não adianta comprar uma vaca cara para levar à propriedade”, disse.