Brasil de A a Z

Precisa fazer estação de monta em pecuária de corte?

Brasil

Quando se deve começar? E por quanto tempo?

William Koury Filho é zootecnista, mestre e doutor em Produção Animal, jurado de pista de Angus a Zebu e proprietário da Brasil com Z® – Zootecnia Tropical

Olá, amigos agropecuaristas. Setembro acabou, a primavera começou, e as primeiras chuvas caíram em boa parte do Brasil. Nada melhor para alegrar o homem do campo que um bom início de estação de chuvas, ainda mais depois da seca severa que assolou muitas regiões. Agora, é esperar a continuidade para as pastagens se desenvolverem e permitir o plantio de grãos na região Centro- Oeste do País.

O ritmo de trabalho tem sido muito forte desde o final de agosto, depois de mais uma grande e intensa ExpoGenética. Tenho andado muito, temporada de apartar, formatar e comentar leilões de touros e realizar acasalamentos dirigidos – ou seja, os trabalhos que precedem a importante estação de monta.

Nessas andanças, encontro e converso com muita gente, e digo que não me lembro de ver os brasileiros tão agoniados com as incertezas dos resultados nas eleições – eu sou um deles. Existe o lado positivo do envolvimento, precisamos ser e estar mais politizados e até participarmos/entrarmos mais na política, já que, para termos bons representantes, é necessário gente nova e competente concorrendo às eleições.

Em meio a tudo isso, voltando de um trabalho em Valparaíso/ SP, a caminho de Garça, para visitar minha mãe antes de ir para minha casa em Jaboticabal, entro num posto de gasolina perto de Lins, olho para a TV e vejo, no plantão do JN, um estúpido dando uma facada na barriga de um candidato à presidência. Não acreditei quando assisti aquela cena surreal. Inad...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!