Caprinovicultura

Ferramentas a favor da produtividade

Caprinovicultura

Tecnologias como a ultrassonografia podem ajudar o criador na tomada de decisão e colaborar para um melhor desempenho entre o rebanho

Denise Saueressig [email protected]

O desempenho do rebanho depende de uma série de fatores relacionados a questões reprodutivas, sanitárias e nutricionais dos animais. E o monitoramento, assim como a melhoria desses aspectos, estão sob o controle do produtor. Nesse trabalho prático realizado no dia a dia da propriedade, algumas técnicas podem representar um auxílio determinante.

O uso da ultrassonografia para avaliação de carcaças e para diagnóstico de gestação é um dos mecanismos que pode ajudar o criador na tomada de decisão. “É uma tecnologia que pode fornecer informações precisas para que o produtor deixe de lado o conhecido ‘achômetro’”, resume o médico-veterinário Eduardo Amato Bernhard, instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) no Rio Grande do Sul.

Durante a Expointer, feira realizada em Esteio/RS entre 25 de agosto e 2 de setembro, o especialista comandou oficinas diárias em que apresentou ao público o uso prático do equipamento responsável por esse tipo de diagnóstico. “Nosso objetivo é explicar as possibilidades que existem por meio da ferramenta e estimular o uso para incremento da produtividade”, destaca.

Uma das aplicações mais frequentes da ultrassonografia é a identificação de ovelhas prenhas. Na sequência, o criador pode apartar as fêmeas vazias e, ainda, caso identifique uma ovelha que não apresente desempenho reprodutivo satisfatório, optar pelo descarte do animal. Por outro lado, ao ter conhecimento da gestação, é possível iniciar os procedimentos mais indicados de nutrição e até de manejo d...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!