Leite & Cia

Blairo Maggi suspende compra de leite uruguaio

Leite

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, anunciou a suspensão provisória da importação de leite do Uruguai até que aquele país comprove a rastreabilidade das cargas que chegam ao Brasil. Representando as indústrias gaúchas, o presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, lembrou que a decisão atende ao pedido feito pelo setor, ainda durante a Expointer, em agosto, em Esteio/RS. “É uma ação concreta e importante. É o que estávamos esperando do governo”, pontuou Guerra.


Projeto estuda distribuição de leite sem lactose

O deputado Luiz Fernando Teixeira, primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, apresentou o Projeto de Lei nº 857/2017, que determina que o governo paulista distribua gratuitamente leite sem lactose para crianças carentes de até seis anos com intolerância. Para o deputado, a iniciativa contribui à redução de atendimentos médicos.


ABS apresenta ao mercado o Selo Exportação

Leite

O Selo ABS Exportação será concedido para touros que atendem a rígidos critérios sanitários de outros países, sendo que a maioria já teve material genético exportado para vários continentes como Ásia, África e toda América Latina. O mais recente caso é o touro Gir Leiteiro K85 e Lexus (foto). “Essa marca é uma maneira de facilitar a apresentação dessa genética para os estrangeiros”, informa Rodrigo Moraes, coordenador de comércio exterior da ABS.


SC figura no posto de 4º maior produtor nacional

Confirmando a expectativa de ser uma das bacias leiteiras que mais crescem no País, Santa Catarina assume a quarta colocação no ranking de produção, ultrapassando 3 bilhões de litros. O estado registrou um crescimento de 1,76% de 2015 para 2016, ultrapassando Goiás. Atualmente a produção leiteira catarinense fica atrás de Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, os maiores produtores nacionais segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Embrapa realiza Dia de Campo do TecLeite

No dia 5 de outubro, o município de Coronel Pacheco/MG sediou o evento Tecnologias para a Produção Sustentável de Leite. Promovido pela Embrapa Gado de Leite, em parceria com a Emater, pesquisadores e técnicos das instituições parceiras apresentaram o workshop, composto por seis estações: novas cultivares forrageiras de Brachiaria e Panicum, conforto animal para bezerras e novilhas, melhoramento genético, ensilagem de capim-elefante BRS Capiaçu.


Morre touro Girolando Napolitano

Leite

A pecuária brasileira perdeu Napolitano TE Terra Vermelha, destaque da CRV Lagoa, com mais de 232 mil doses comercializadas, sendo 177 mil de sêmen convencional e 55 mil de sêmen sexado. Nascido em 14 de setembro de 2008, pertencia a Joaquim José da Costa Noronha (Kinkão) e Erik Carbonari. Girolando ¾ consagrado, o exemplar era filho de December, lendário touro holandês, e da recordista Quartinha, que tem uma das maiores lactações da raça: 22.798 kg.


Elanco oferece Imrestor contra mastite clínica

O produto é um agente de restauração imune que reduz a incidência de mastite clínica no início da lactação. A tecnologia faz isso por meio da recuperação da função e do aumento do número de neutrófilos nas vacas leiteiras e novilhas periparturientes em um período que elas passarão por uma supressão imune.


Rio Grande do Sul começa a cobrar inadimplentes com o Fundoleite

O estado começou a cobrar as empresas que estão inadimplentes com o Fundo de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite. A informação, repassada pela secretaria da fazenda gaúcha, foi divulgada em outubro pelo secretário da Agricultura, Ernani Polo, que também preside o fundo. Ele revelou que 130 empresas foram notificadas e 30 já responderam à intimação.