A Voz do Criador

Extra, extra, extra! Veja a nova revolução da pecuária

Estivemos presente no evento realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) para o lançamento oficial da ExpoZebu, que chega com algumas novidades, como veremos em “Raças & Eventos”.

Ambientado na década de 1920, para fazer referência à comemoração dos 100 anos da entidade, chamou a atenção uma apresentação em que um típico jornaleiro de época anunciava as principais manchetes de uma réplica da edição de 12 de março de 1919 da Gazeta do Commercio.

Uma delas era “O zebu e as batatas”, na qual um trecho dizia: “Muito louvável é o esforço desenvolvido pelo Estado de Minas e varios creadores mineiros para o melhoramento do gado que povôa os nossos campos”. O Nelore importado pelos mineiros realmente revolucionou a pecuária brasileira.

Mas louvável também foi o surgimento dos Programas de Avaliação Genética na década de 1990, uma importante iniciativa que ajudou a própria pecuária seletiva a voltar para os trilhos, quando ensaiava descarrilar. Por esse motivo, não deixe de acompanhar nossa “Matéria de Capa” sobre o trabalho do Programa Conexão Delta G.

Essa matéria integra nosso “Especial Avaliação Genética”, no qual apresentaremos os principais programas de avaliação genética do Brasil. O primeiro foi a ANCP, e, agora, é a vez da Delta G. Outro destaque notório desta edição é a gestão. Rogério Coan é nosso entrevistado do mês com foco neste assunto e na pecuária de precisão, além da seção “Planejamento” apontar caminhos para começar a gestão dentro da propriedade e de “O Confinador” dar pistas sobre como se organizar vendendo para o mercado futuro.

Somam-se, a esses pilares, nutrição e “Sanidade”, que destaca o controle da mosca-dos-estábulos, inimigo que galgou importância estratosférica em São Paulo e no Mato Grosso do Sul. “Feno & Silagem” compara as silagens de sorgo e milho tanto na forma de grão úmido como na de planta inteira, e “Escolha do Leitor” ressalta a importância do creep-feeding no desmame de bezerros de qualidade. Sem boia, não há produtividade, como também será visto em “Leite”.

Por fim, “Caprinovinocultura” destaca um programa desenvolvido em Santa Catarina para assistir os criadores de ovinos e promover melhorias no desempenho econômico das propriedades.

A

Boa leitura!