Uma edição que vale por 12. A publicação destaca análises anuais dos principais setores da pecuária brasileira.

Informação com credibilidade há 17 anos!

NOTÍCIAS DO SENEPOL

NOTÍCIAS DO SENEPOL

Centros de Performance, os caminhos para o melhoramento genético

A seleção de animais que sejam de fato instrumentos para o melhoramento genético vem se tornando um trabalho árduo tanto para os selecionadores, que buscam um equilíbrio ideal entre produtividade e padrão racial, como para os técnicos, que enfrentam grupos contemporâneos de alto nível para avaliar diferentes características, identificando e habilitando aquele animal que realmente carrega em si uma carga genética e desempenho de destaque.

Campeão do CP contratado pela CRV Lagoa: Urere Soledade - 13 meses - 574kg - 43cm CE.

Confira os resultados destes Centros de Performance, que avaliaram animais da raça Senepol:

CP CRV Lagoa: Foi verdadeiramente um grande recorde o 3o Leilão Virtual do CP ocorrido no sábado, dia 24/10/09. A raça Senepol fechou com chave de ouro o CP 2009. Disponibilizamos 53 jovens reprodutores para a prova. Acreditamos que foi o maior e melhor leilão de jovens reprodutores do ano com a média acima dos R$ 28.000,00 e com liquidez total. E como CP é uma excepcional fonte genética de touros POI jovens, para a bateria desses 53 os Top adentraram no leilão já contratados para coleta de sêmen da CRV Lagoa. Confira os lotes destaques de cada raça no quadro ao lado.

Teste de Performance Faz. Mariópolis: Foram mais de 180 pessoas na Fazenda Mariópolis em Itapira, São Paulo, para conhecer o resultado do 9º Teste de Performance Mariópolis. A fazenda Mariópolis, junto com a fazenda São José, teve 250 animais, machos e fêmeas Bonsmara e Senepol avaliados no teste para características de ganho de peso, fertilidade, adaptação, musculosidade.

Foram dadas notas para 2 índices: um de desempenho, outro funcional. Depois da vistoria e venda dos animais com índices mais altos, houve uma palestra com o Dr. Marcus Pratini de Moraes, ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Conselheiro do Grupo JBS-Friboi, tendo como moderador o Prof. Claudio Maluf Haddad. O tema abordado foi “A Pecuária Atual no Brasil e no Mundo”. O interesse dos presentes foi tamanho que se manifestou em inúmeras perguntas.

Safiras do Senepol: O programa, realizado pela Fazenda da Grama, de Pirajuí (SP), junto com parceiros de todo o Brasil, tem como objetivo avaliar as fêmeas PC (produto de cruzamento), PO (puro de origem) e POI (puro de origem importado) em idade jovem e chancelá-las quanto ao seu potencial genético e econômico. As fêmeas foram avaliadas pelo potencial genético, perfil linear, adaptação, habilidade materna e fertilidade. As avaliações estão superando as expectativas. As avaliações genéticas serão realizadas pela Prof. Dra. Lúcia, da Unesp de Jaboticabal (SP). No mês de outubro, estão sendo mensuradas características como adaptação, precocidade sexual (idade ao primeiro cio), CPM (conformação, precocidade, musculatura), tipo e umbigo; e habilidade leite (perfil linear). Ao final do programa, os animais foram selecionados e agrupados de acordo com a superioridade comprovada em todos os quesitos, como sendo “Animais Top” e “Líderes” para as categorias exigidas acima.

Exemplo de cruzamento: Senepol x Nelore

Dentre várias características positivas da raça Senepol, como a PRECOCIDADE e RUSTICIDADE, destaca-se o comportamento DÓCIL no manejo diário, no qual os animais são calmos e fáceis de conduzir, não necessitando de tratamentos rudes como habitualmente a atividade pecuária requer. Em outras palavras, o “ferrão” foi aposentado. Uma das vantagens do cruzamento Senepol com a raça Nelore é o desenvolvimento fantástico dos bezerros, desmamados com peso médio de 250 kg entre machos e fêmeas, TOTALMENTE A PASTO, sem nenhuma suplementação alimentar. Podemos notar que, no resultado deste cruzamento, o Senepol tem, sem sombra de dúvida, a capacidade de transmitir para a progênie toda a sua característica, proporcionando um padrão de qualidade no qual não se encontram os animais conhecidos como “refugos”, prevalecendo sempre um lote PADRONIZADO, totalmente homogêneo, MOCHO e extremamente rústico. Em propriedades de Goiás e Mato Grosso, por exemplo, onde a temperatura é sempre superior a 28ºC, nunca se observou outro animal 100% taurino, senão o Senepol, sair com desenvoltura e disposição, debaixo de sol quente, realizar a cobertura das fêmeas em cio natural. E isto tem realmente seu grande valor.