Uma edição que vale por 12. A publicação destaca análises anuais dos principais setores da pecuária brasileira.

Informação com credibilidade há 17 anos!

NOTÍCIAS DO HEREFORD E BRAFORD

ABHD E FRIGORÍFICO SILVA FIRMAM ACORDO DE GARANTIA

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e o Frigorífico Silva, de Santa Maria/RS, firmaram um importante acordo de garantia de preço mínimo a ser pago ao produtor participante do Programa de Carne Certificada Pampa, da ABHB. Pelo acordo, o Frigorífico Silva pagará pela carne de qualidade proveniente de animais Hereford e Braford e suas cruzas de acordo com Indicador Esalq/Cepea máximo para a praça do Rio Grande do Sul, de forma a garantir a oferta de carne de qualidade e expandir o projeto.

A ABHB é detentora do programa de carne de qualidade mais antigo do Brasil em funcionamento e está preocupada com o estímulo ao produtor de carne deste programa, já que nos últimos 15 meses, por questões conjunturais, o preço a mais pago por esta carne reduziu a menos de 3%. Neste sentido, a entidade vinha negociando um acordo que garantisse um preço mínimo para a carne de qualidade, fazendo com que o produtor cadastrado no seu programa, ao negociar os animais, já tivesse uma base mínima, acima de valores de mercado.

Segundo a ABHB, nos últimos 15 meses, o indicador máximo a prazo para boi gordo no RS, divulgado pela Esalq/ Cepea, sempre esteve de 4 a 8% acima do preço de mercado praticado no RS. Por isso, esse indicador foi escolhido. Outra reivindicação dos produtores, a compra a quilo vivo na propriedade, também foi contemplada no acordo. Os preços mínimos referenciados pelo indicador para a negociação dos animais enquadrados no projeto passaram a valer a partir do dia 05 de novembro deste ano.

A entidade reconhece e agradece o esforço dos parceiros Frigorífico Silva, da rede Zaffari e do novo parceiro do projeto, o Grupo Carrefour, em buscar uma solução para esta questão que vinha dificultando a adesão dos criadores ao projeto. “Muitos produtores não estavam recebendo o devido diferencial ao seu produto devido aos problemas conjunturais inerentes à cadeia da carne, mas faziam um esforço e mantinham o fornecimento para o programa mesmo assim. Agora, vão voltar a ter sua compensação por produzir alimento saudável e de qualidade”, afirma Gabriel Isaacsson, superintendente da ABHB.

A assinatura oficial do acordo ocorrerá no próximo dia 11 de dezembro, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre/ RS, durante o jantar de entrega de prêmios dos destaques do ranking de criadores 2009. Maiores informações poderão ser obtidas na ABHB (Guilherme Dias ou Gabriel Isaacsson) pelo telefone (53) 3242-1332.

Santa Catarina tem o mais novo núcleo de criadores de Hereford e Braford

Os criadores das raças Hereford e Braford de Santa Catarina fundaram, em 1º de outubro de 2009, o mais novo núcleo regional da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), o Núcleo Catarinense de Hereford e Braford (NCHB). Já com 21 sócios, o novo núcleo tem o objetivo de ser difusor das raças bovinas Hereford e Braford em Santa Catarina e atuar como elo entre os criadores desse estado e a ABHB por meio de ações como divulgação, organização e promoção de eventos agropecuários, dias de campo e encontros locais técnicos.

Uma das primeiras ações do NCHB foi o incentivo à participação de mais de 18 animais de galpão durante a ExpoLages 2009. A sede do NCHB fica na cidade de Lages e tem como seu 1º presidente o Dr. Edson Colombo.

Compõem sua 1ª Diretoria
Vice-Presidente – Paulo César Trindade D’Ávila
Diretor-Secretário – Luiz Carlos Lopes Bastos
Diretor-Tesoureiro – Tertuliano Cardoso Filho
Diretor Técnico – Rafael Becker Momm
Diretor Social – Ernani Luiz Garcia
Diretor de Marketing – Samuel Felipe de Castro Carioni
Inspetor Técnico – Hernani Nerbass Borges

ABHB se prepara para a 9a entrega de Prêmios do Ranking Nacional das Raças Hereford e Braford

A um ano de completar 10 anos, o evento que reúne os criadores das raças Hereford e Braford, em 2009, será no dia 11 de dezembro, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. A cerimônia glamourosa que pretende reunir cerca de 300 pessoas vai premiar os campeões do Ranking 2009 e os criadores Destaque de cada uma das 12 etapas.

As conquistas começaram na 1ª Exposição Braford do Mercosul, passaram pelas feiras de outono de Uruguaiana, Santa Vitória do Palmar, Pelotas e Bagé até chegar na Expointer. A temporada de primavera foi bastante concorrida e competitiva nas Feiras de Uruguaiana, Alegrete, Pelotas, Santa Vitória do Palmar, Dom Pedrito e a grande edição da Nacional do Hereford e Braford em Bagé. Só entre a Expointer e a Nacional foram mais de 700 animais das duas raças, comprovando a superioridade das raças padrão HB.

A cada ano cresce o número de criadores e o número de animais nas feiras de gado pelo estado do Rio Grande do Sul. E, com esse crescimento, já começamos a pensar nos criadores de outros estados que vêm até o RS comprar nossa genética e a disseminam pelo Brasil. Hoje, já existe o Núcleo Regional de Criadores em Santa Catarina, há associados no Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul, em São Paulo, Paraná, estados que poderão criar seus núcleos e, futuramente, suas feiras ranqueadas.

No mesmo evento, a ABHB vai ainda prestar uma homenagem aos profissionais da imprensa que acabam sendo parceiros indispensáveis para o trabalho da associação na divulgação e impulsão da criação do gado HB. Na ocasião, será feita a apresentação dos resultados oficiais do projeto de Exportações Brazilian Hereford&Braford e realizada a assinatura do convênio com o Frigorífico Silva para compra de carne certificada (Hereford e Braford) pelo Selo Carne Pampa. A diretoria da ABHB e a equipe de funcionários já trabalham para 2010 77 que o Jantar do Ranking, como é conhecido, tenha total êxito e seja mais uma marca de sucesso para os criadores das raças Hereford e Braford.

Abaixo, imagens da 8ª entrega de prêmios do Ranking Nacional das raças Hereford e Braford, realizada em 2008.

Ricardo Duarte e Pedro Monteiro Lopes

Luciano Dornelles e Frederico Sastre

Miguel Barbará recebendo prêmio de Fernando Mattos (URU)

Fernando Lopa e o homenageado José Artur Martins (RS)

Homenageados Mérito Jornalístico