Uma edição que vale por 12. A publicação destaca análises anuais dos principais setores da pecuária brasileira.

Informação com credibilidade há 17 anos!

NOTÍCIAS DOS BÚFALOS

AGROPECUÁRIA KAKURI PARTICIPA DO 6TH ASIAN BUFFALO

Aconteceu no Paquistão, na cidade de Lahore, entre os dias 27 e 30 de outubro de 2009, o 6th ASIAN BUFFALO CONGRESS, debaixo de muita tensão devido às bombas que os talibãs faziam explodir por todo o país. A própria cidade de Lahore, que tem uma população de 10 milhões de habitantes, que já havia sido alvo na semana anterior, logo depois do congresso, foi novamente atingida.

Mesmo com a desistência de muitos participantes da própria Ásia devido à insegurança que reina no país, tivemos a participação de mais de 700 inscritos com cinco brasileiros entre os palestrantes e participantes, três argentinos que foram divulgar o 9th World Buffalo Congress, que acontecerá em Buenos Aires no período de 25 a 28 de abril de 2010, dois italianos e um mexicano, que formaram a delegação latina. Ao todo, 22 países participaram do evento.

Os salões do confortável Hotel Continental Palace de Lahore foi o centro das atenções durante o congresso, que movimentou um grande contingente de pessoas que tinham que se submeter a um extremo sistema de segurança para adentrar ao local. O congresso não se limitou apenas à apresentação de trabalhos científicos, reservando um espaço considerável para apresentar aos pequenos produtores locais, na língua nativa, as inovações e melhoramentos que estavam acontecendo em todo mundo. A presença forte do criador paquistanês mostrou o quanto o búfalo é importante naquele país na produção de leite (65,2%), já que grande parte do povo é vegetariano e o rebanho bubalino atinge a casa de mais de 28 milhões de animais, ficando somente atrás da Índia, que alcança a marca de 99 milhões de animais. No Paquistão, em sua maioria, o leite produzido se destina a consumo “in natura”. É vendido a granel, ficando pequena parte para fabrico de queijos.

O Brasil, ganhou destaque no congresso, pois apresentou vários trabalhos de pesquisa do Pará e de São Paulo na área de painéis. O professor Wiliam Gomes Vale fez uma excelente palestra, sendo aplaudido de pé pelos participantes. Pesquisadores e criadores de todo o mundo se fizeram presentes, sendo a maioria da própria Ásia. O evento teve o importante apoio da University of Veterinary and Animal Sciences – Lahore.

Como parte da programação, após o encerramento dos trabalhos e sob fortíssimo esquema de segurança, foi feita uma visita ao parque de exposição, com entrega dos prêmios aos campeões da feira, quando foi realizado um concurso leiteiro, sendo que a búfala mais produtiva alcançou a marca de 42 litros em 36 horas.

Ismael Coronel (mexicano), Antonio Borghese (italiano), Gustavo Crudeli (argentino) Eduardo Daher (brasileiro) Marcos Zava (argentino)

No desfile dos animais pode-se ver excelentes animais das raças Kundi, Nili, Nili- Ravi e da raça Ravi, que mostraram o quanto o búfalo é versátil, independentemente da raça.

No dia seguinte, tivemos oportunidade de conhecer em Pattoki, no distrito de Kasur, o BUFFALO RESEARCH INSTITUTE, onde nos foram apresentados diversos animais, principalmente os da raça Nili-Ravi, que se encontram em coleta de sêmen. Conhecemos também o moderno laboratório e as instalações usadas na coleta de sêmen. O instituto tem também uma excelente fazenda onde se faz a seleção de animais com controle de produção e se desenvolvem trabalhos de pesquisa para melhoria de animais e alimentos diversos. Na visita a essa fazenda, nos foi apresentada uma variedade de milho que produz até três espigas por planta e atinge uma altura de três metros, o que a torna excelente para produção de silagem.

No Búfalo Tour, fizemos visita às fazendas e pudemos observar que a criação de búfalos, em sua maioria, é da raça Nili- Ravi, criada de forma estabulada. A criação é feita por pequenos fazendeiros de forma que cada animal recebe uma atenção toda especial, já que é o arrimo da família, pois uma parte do leite produzido é consumido na família e o excedente é vendido para intermediários que o levam para os grandes centros e fazem a distribuição em pequenas camionetes, motos e bicicletas de porta em porta.

Depois de toda a programação, em companhia do Dr. Talat Pasha, nosso anfitrião, presidente do congresso e diretor da escola de veterinária UVAS, tivemos oportunidade de visitar uma fazenda com 37 animais em ordenha da raça Nili-Ravi que produzem mais de 600 l de leite por dia, que são totalmente vendidos a granel na própria cidade de Lahore, que dista menos de 3 km da fazenda.