Uma edição que vale por 12. A publicação destaca análises anuais dos principais setores da pecuária brasileira.

Informação com credibilidade há 17 anos!

ANDANÇAS

ANDANÇAS

Pineda faz palestra

Nelson Pineda, ex-diretor técnico da ABCZ e pecuarista em Marília-SP e Wanderley-BA, fez uma concorrida palestra para a equipe de Marketing e Vendas da Bayer, durante Encontro Anual da empresa em São Paulo. Em suas palavras, Pineda destacou a importância da proximidade entre a indústria veterinária e os pecuaristas brasileiros. Para o famoso criador de Nelore, há muito espaço para o crescimento da indústria, em especial, nos protocolos de IATF

Novos investidores no Gir Leiteiro

É impressionante a quantidade de novos criadores que todos os dias investem no Gir Leiteiro. Vou citar apenas três que têm feito grandes aquisições nos últimos leilões da raça: Valdir Figueiredo, Valter Egídio e Marcelo Gonçalves.

Valmont quer mais

A Valmont, multinacional líder em equipamentos para irrigação, leia-se pivôt central, está fechando uma campanha especial focada no Programa Mais Alimentos do Governo Federal. Pelo Programa, dedicado ao pequeno agricultor, a empresa poderá financiar seus equipamentos em até dez anos. Parceiros no Gir Leiteiro

ABCZ em nova sede

Daqui mais alguns meses fica pronta a nova sede da ABCZ em Campo Grande. As obras já começaram. Está prevista para ser inaugurada em junho. Logo em seguida, deverá ser iniciada a construção do novo tattersall de leilões no mesmo terreno. Para esta empreitada, a liderança de Orestes Prata Tibery Jr. se fará presente, com a união de muitos criadores do Estado de Mato Grosso do Sul.

Simental retoma espaço

A presença do Simental tem sido expressiva nas últimas exposições de que tenho participado. Um exemplo é a Feileite e, agora, a Fenagro, que foi retomada após dois anos sem sua contribuição. Um novo fôlego para a raça, resultado dos esforços da Associação Brasileira dos Criadores das Raças Simental e Simbrasil e demais entidades, como o Centro Paulista.

Nelore avança

É impressionante a evolução da raça Nelore. O que se vê hoje em dia nas pistas é prova da consistência genética e do incansável trabalho de grandes criadores. Por outro lado, é cada dia mais valorizada a seleção de linhagens alternativas, com foco na funcionalidade.

Parceiros no Gir Leiteiro

Agostinho Pereira Aires e Lecy Ribas Camargo têm formado uma dupla peso pesado nos principais leilões do Gir leiteiro. Agora, na Feileite, por exemplo, a dupla desembolsou simplesmente R$ 200.000,00 na aquisição, em parceria com o Dr. Renato da Cunha Oliveira, de Uberaba, de uma prenhez sexada de fêmea da matriz Nata da Silvania. Um recorde mundial da raça. Isso sem falar das inúmeras compras da dupla nos últimos tempos. O próximo passo dos amigos é a aquisição de uma fazenda em Uberaba.

Duda Biagi de olho em 2011

O criador de Nelore e pecuarista Duda Biagi, líder da Carpa Serrana, já está de olho em 2011. Outro dia me encontrei com ele na sede do Grupo, na região de Ribeirão Preto. Na pauta de nossa conversa estava toda a campanha da empresa para 2010, mas de olho mesmo em 2011, quando a Companhia completa 40 anos de atividades. Sem dúvida, um marco em qualquer setor.

Expoinel MS

Estive em Campo Grande neste mês de novembro e participei durante três dias da já tradicional Expoinel MS. Um show de organização essa exposição indoor, que merece os aplausos de todos. Destaque para o disputadíssimo leilão de Cícero de Souza, com direito a abertura do cantor Sérgio Reis.

Sete Estrelas brilha

Outro destaque da mostra de Campo Grande foi a participação forte da Sete Estrelas Embriões. A empresa, fundada pelo amigo e conselheiro do Grupo Publique, Osvaldo Possari, mudou o rumo neste ano e tem participado das mais importantes exposições do Brasil, sempre com um destaque especial, fruto da contratação do experiente Adriano Rúbio, executivo que passou por importantes empresas do setor e que agora está no comando da operação da família Possari. Os resultados já estão aparecendo. Parabéns Adriano.

Avaré de casa cheia

O segundo turno da tradicional EMAPA vai lotar com a presença de várias raças, com destaque especial para a Exposição Ranqueada de Gir Leiteiro. Será de 09 a 14 de março e o destaque da programação é o 2º Leilão Gir Leiteiro Tipo A, que acontece no sábado, 13, com transmissão ao vivo pelo Canal Terraviva. Este leilão também é capitaneado pela Rio Vale Agronegócios e conta com a participação de mais de 20 convidados especiais de todo Brasil.