Uma edição que vale por 12. A publicação destaca análises anuais dos principais setores da pecuária brasileira.

Informação com credibilidade há 17 anos!

Leite & Cia

Novo produto

A Guabi lançou, durante a Feileite, a Lactage Active. A ração peletizada contém 22% de proteína bruta e alta energia. Formulada com probiótico, tem como objetivo estabilizar o ambiente ruminal para otimizar a digestão e o consumo de alimentos por vacas leiteiras de elevada produção. O produto está disponível em embalagens de 40 quilos.

Com o pé direito

A Rio Vale Agronegócios iniciou com sucesso sua jornada pelos torneios e pistas de exposições. O palco de estréia do criatório de Gir Leiteiro foi a Feileite. Foram sete animais participantes da pista de julgamento, seis deles premiados. Competindo no concurso leiteiro, Labry TE da São José foi premiada Campeã Vaca Jovem. A fêmea produziu 25,5 quilos de média nos dois dias do torneio, consagrando a Rio Vale com o seu primeiro título. A Campeã já foi convidada para vender uma prenhez no primeiro leilão da Estância São José que acontece em 2009. O proprietário Carlão da Publique (foto) comemorou em grande estilo.

Melhoramento Genético

A Cenatte Embriões, empresa com sede em Pedro Leopoldo/ MG, firmou uma parceria com o Laticínio Embaré, de Lagoa da Prata/MG, para atuar como fornecedor exclusivo de genética (embriões) para fazendas dos seus fornecedores. O objetivo é melhorar a qualidade do gado Girolando e beneficiar a produtividade média das fêmeas. “O resultado desse trabalho em regiões onde o leite exerce um papel fundamental no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida das pessoas será de grande importância”, prevê Múcio Túlio Teixeira Alvim (foto), diretor-presidente da Cenatte Embriões.

ITAMBÉ

Paulo do Carmo Martins, que exerceu o cargo de chefe-geral da Embrapa Gado de Leite nos últimos 4 anos, passará a atuar como Assessor da Presidência da Cooperativa Itambé, terceiro maior laticínio do país. Em cerimônia realizada no último dia 14, Paulo Martins passou o cargo a seu sucessor, Duarte Vilela, que chefiou a unidade antes de sua gestão.

Otimismo

O presidente da Federação Internacional de Lácteos (International Dairy Federation - IDF), Jim Begg, disse que está otimista com relação ao futuro da indústria de lácteos, apesar das incertezas dos preços das commodities vista nos últimos tempos. A afirmação ocorreu durante a Cúpula Mundial de Lácteos, ocorrida no México, em novembro. Como resultado da atual retração, Begg salientou que é necessário um foco de longo prazo para garantir a lucratividade para a indústria inteira, mundialmente.

Fusão

A gaúcha Bom Gosto e a paranaense Líder Alimentos anunciaram fusão criando a quarta maior produtora de lácteos do país, atrás de Nestlé, Perdigão e Itambé. Juntas, elas somam um faturamento de R$ 1,5 bilhão por ano e uma captação de 3 milhões de litros de leite por dia, que são processados em 17 fábricas espalhadas pelo Brasil.

Alerta

A Danone alertou para a desaceleração do crescimento nos países emergentes e reduziu sua meta de vendas para 2009. A companhia é a primeira multinacional de alimentos a expressar receios de que a desaceleração nas vendas em mercados emergentes possa prejudicar o crescimento das receitas. “Haverá um cenário de continuidade na lentidão dos mercados desenvolvidos em 2009 e alguns países em desenvolvimento importantes também passarão por dificuldades significativas no crescimento”, afirmou o codiretor de operações da Danone, Emmanuel Faber (foto).