Uma edição que vale por 12. A publicação destaca análises anuais dos principais setores da pecuária brasileira.

Informação com credibilidade há 17 anos!

Notícias do Angus

Reconquista vence em Cascavel

A Reconquista Agropecuária (Alegrete/RS), de José Paulo Cairoli, venceu a exposição ranqueada de animais de argola da raça Aberdeen Angus na 29ª Exposição Feira Agropecuária de Cascavel (Expovel), em Cascavel/PR. A propriedade conquistou o grande campeão e grande campeã da raça, respectivamente com os animais Reconquista 1301 Naco Cachafaz e Expoente TE1300 Nostradamus EXT. O criatório ainda obteve a roseta de reserva grande campeã com Reconquista 1220 Marca Payador Stryker. O reservado grande campeão da raça foi Pagão H327 da Corticeira P104, da parceria Cabanha da Corticeira (São Borja/ RS) e Agropecuária GB (Porecatu/PR). A exposição promovida pelo Núcleo de Criadores de Angus do Oeste do Paraná reuniu expositores do PR, SP, MG e RS.

IV Curso de Credenciamento de Avaliadores Promebo/Angus

A ABA, juntamente com o Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo), promoveu o IV Curso de Credenciamento de Avaliadores Promebo/ Angus com enfoque na capacitação técnica em melhoramento genético animal no fim do mês de novembro. Com aulas teóricas realizadas na sede da ABA e práticas na Fazenda Ranchinho (Mostardas/RS), de propriedade de Edgardo Marques da Rocha Velho, foram apresentados especialmente princípios e critérios de seleção bovina, interpretação dos relatórios genéticos e Sumários de Touros, assim como detalhes do sistema de avaliação por escores visuais. Nas atividades práticas, os alunos puderam avaliar escores visuais para Conformação de Carcaça, Precocidade de Terminação, Musculatura e Tamanho (CPMT), como também escore para pelame e método de contagem de carrapato. Além dos técnicos e equipe da Angus, a atividade contou com representantes da GenSys e ANC.

Fomento a pequenos produtores

O Programa Juntos para Competir (parceria Sebrae, Senar e Farsul) de fomento a pequenos produtores de Alegrete, realizado junto à Fundação Marona, recebeu doação de sêmen Angus. Conforme o Conselho Técnico da ABA, foi realizado no município da Fronteira-Oeste gaúcha um trabalho de padronização e melhoria genética do gado dos pequenos produtores rurais, através da utilização de touros de raças como a Aberdeen Angus. As doses de sêmen de touros Angus foram utilizadas em fêmeas destes produtores no intuito de gerar terneiros mais padronizados e, em longo prazo, realizar uma feira de terneiros com os produtos nascidos, melhorando geneticamente o gado e agregando mais renda.

Nova opção de venda de Carne Angus Certificada

A Moussalle Boutique de Carnes, localizada em Porto Alegre/ RS, surge como mais uma opção de comercialização de cortes de carne Angus certificada. A casa de carnes de Zilmar Moussalle (foto), aberta em novembro, apresenta os principais cortes Angus através da linha Mercobeef Angus, oriunda do Frigorífico Mercosul – parceiro da ABA no Programa Carne Angus Certificada. Segundo Moussalle, o cliente vai encontrar cortes de picanha, maminha, contrafilé, vazio e entrecot Angus, todos embalados à vácuo. “Boutique é um local pequeno que vende peças nobres. Através desse conceito e observando uma certa instabilidade para encontrar carne de qualidade em Porto Alegre, abrimos a casa para vender cortes de produtos nos quais acreditamos”, revelou. Para a ABA a nova casa de carnes vem reforçar as opções de compra para quem aprecia uma carne nobre e de qualidade.