Uma edição que vale por 12. A publicação destaca análises anuais dos principais setores da pecuária brasileira.

Informação com credibilidade há 17 anos!

Apresentação

Recria Eficiente

Linha ProBeef Pasto Bom é forma rápida de aumentar ganho médio de peso na época das águas

O modelo de produção de bovinos a pasto tem como principal ponto positivo o baixo custo da @ produzida, porém apresenta um longo período de retorno do investimento. Durante este período, para atingir o objetivo desejado, o pecuarista acaba se deparando com uma série de gargalos na propriedade e desafios. Um dos grandes entraves à rentabilidade de qualquer sistema de produção é o elevado custo do capital, que exige do criador um modelo de gestão focado em taxa de desfrute, conversão alimentar, sanidade, despesas operacionais, rastreabilidade e certificações, capital de giro e giro financeiro.

Tentando aliar justamente o aumento da taxa de desfrute e melhorar a conversão alimentar nos bovinos, a Nutron Alimentos inova ao propor um modelo de suplementação a pasto para o período das águas (novembro – abril), na qual um pequeno incremento de custo resulta em um grande ganho financeiro.

Baseado na proposição acima, o protocolo de suplementação Nutron sugere a substituição, nas águas, do uso do mineral tradicional pelo uso de suplemento mineral com promotor de eficiência alimentar. É aí que entra a linha PROBEEF PASTO BOM, que une baixo consumo com alto desempenho. Além de prover minerais, possibilita um ambiente ruminal estável para o bom desenvolvimento de bactérias, principal fonte de proteína e energia para o animal. O benefício nutricional diário do promotor de eficiência alimentar é comparado à energia de 700 gramas de fubá de milho. O manejo de fornecimento é idêntico ao suplemento mineral tradicional, não havendo necessidade de investir em novas instalações.

O benefício da Linha Pasto Bom é aumentar a receita da propriedade a partir do incremento de @ produzidas, o que é alcançado através do aumento do ganho médio diário. Os estudos científicos apontam que a associação de fontes de minerais a promotores de eficiência alimentar promovem ganhos incrementais de 80 a 120 gramas por cabeça dia.

O aumento do ganho de peso diário, além de diluir as despesas operacionais, aumenta a receita da fazenda, pois mais @ serão vendidas.

O quadro (rodapé) exemplifica a receita adicional obtida com a Linha Pasto Bom. Para cálculo do custobenefício da tecnologia, considerouse o ganho adicional médio de 100 gramas para o Pasto Bom versus a suplementação tradicional.

Impacto direto no confinamento

Para recriadores que realizam a terminação em confinamento, outra forma de avaliar o resultado da recria é o peso de entrada dos animais no confinamento. A nutrição pré-confinamento tem impacto direto no resultado desta fase. Animais bem nutridos possuem maior habilidade de adaptação às dietas de confinamento, além de o peso final na recria influenciar a rentabilidade da pecuária intensiva. Os animais que iniciam o confinamento mais pesados precisarão de menos dias de cocho para atingir o mesmo peso de abate quando comparados com animais mais leves.

Considerando os dados do quadro comparativo apresentado, os animais suplementados com o Pasto Bom apresentaram ao fim do período de 185 dias um benefício de 0,63@ ou 18,9 kg de peso vivo. Este diferencial representa a economia de 12,6 diárias de confinamento (considerando desempenhos médios de 1,5 kg/cab/dia). Estimando o custo diário de confinamento de R$ 4,50/cab/dia a redução de 12,6 diárias, tem-se uma economia de R$ 56,70/cabeça, na etapa final da engorda, se utilizado o confinamento para este fim.

Em um momento onde os recursos financeiros são escassos, essa receita marginal (aquela gerada pelo pequeno incremento de custo) passa a ser uma estratégia de grande importância para melhoria do retorno financeiro da etapa de recria. A tecnologia Nutron do Produto PROBEEF PASTO BOM requer somente o dobro do consumo da suplementação do mineral tradicional, para um retorno de 0,62@ em 185 dias.

Novidade à vista

A partir de março/abril, a linha de produtos PROBEEF PASTO BOM passará a ter como opção a inclusão de uréia. O objetivo é permitir, com o mesmo consumo de suplemento e custo diário, a manutenção de ganhos ótimos devido à queda de qualidade da forrageira, mediante seu florescimento.

Linha de produtos pronto uso:

► COD. 651 EPP, PROBEEF PASTO BOM

►COD. 651 CPP, PROBEEF PASTO BOM REPRODUÇÃO com vit. ADE

►COD. 651 EPQ, PROBEEF PASTO BOM URÉIA

►COD. 651 EPT, PROBEEF PASTO BOM TERMINAÇÃO

Toda linha PROBEEF PASTO BOM pode ser confeccionada na própria fazenda por meio do concentrado PROBEEF PASTO BOM 160.

Maiores informações pelo telefone 0800 9799994, ou 11-21962447