Uma edição que vale por 12. A publicação destaca análises anuais dos principais setores da pecuária brasileira.

Informação com credibilidade há 17 anos!

NA PISTA

Os vencedores da Expoinel MS

Os resultados da 3ª Expoinel MS (Exposição Internacional da Raça Nelore de Mato Grosso do Sul) demonstram que o Estado deu a volta por cima no negócio da pecuária de corte depois de haver sido declarado zona livre de aftosa com vacinação no início deste mês de novembro. Promovida pela Associação Sul-Mato-Grossense de Criadores de Nelore (Nelore MS), a exposição alcançou resultados relativos a criadores, público e faturamento muito acima dos previstos antes do seu início: participaram da feira mais de 80 expositores de sete Estados e do Distrito Federal, além de representações estrangeiras; aproximadamente 20 mil pessoas estiveram nos eventos.

Um dos mais importantes eventos dedicado à criação e aos criadores de gado Nelore do Brasil, a feira ocorreu em Campo Grande/MS entre os dias 8 e 18 de novembro e movimentou mais de R$ 9,5 milhões com a comercialização de 320 animais (machos, fêmeas e prenhezes) em 13 leilões. O valor total dos negócios atingiu R$ 11 milhões, incluídas também as cifras de outros negócios, como financiamentos, compra e venda de produtos, serviços genéticos e outros.

Além da outorga do Nelore de Ouro e da entrega dos troféus para os vencedores do Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças de 2007, o destaque neste ano foi a concessão dos troféus aos campeões de todas as categorias do Ranking Oficial MS 2007.

Os pecuaristas Rita de Cássia Chagas Ferreira, Delcidio Bassegio, Wilson Roberto Carreteiro, Alonso Pereira de Rezende e Agropecuária Pilon foram agraciados com troféus de melhores criadores de Nelore Corte 2007. No ranking MS 2007 de criadores de Nelore Mocho o melhor expositor e criador da raça foi Li Teixeira de Rezende. O melhor reprodutor e matriz foi Bitelo da SS e Paciência M da SD, respectivamente. O prêmio de melhor Fêmea Jovem foi para Bravura FIV da SD e Fêmea Adulta, Inveja FIVI CG da SL. O melhor macho jovem foi Brilho M da SD e adulto ficou para Rothari FIV da Rancho.

No Ranking Regional 2007 de Nelore Padrão o prêmio de melhor expositor foi para Paulo Antonio Serra da Cruz. Já o melhor criador da raça foi Jatobá Agricultura e Pecuária. O melhor reprodutor foi Bitelo da SS e melhor matriz Utabia da MV. Nas categorias Fêmea Jovem e Adulta, a premiação ficou com Noite FIV da MRA, do expositor Paulo Antonio Serra da Cruz e Pilar FIV da Mamoneira, de Roberto Bavaresco, respectivamente. O melhor Macho Jovem foi Nobre FIV da MRA, também de Paulo S. da Cruz, e o adulto, Carapanan JD, do criador Sérgio Casali.