Uma edição que vale por 12. A publicação destaca análises anuais dos principais setores da pecuária brasileira.

Informação com credibilidade há 17 anos!

Genética

De olho nos melhores do Canchim

Genética

Em sua sétima edição, a PCAD é a porta de entrada para o Programa de Avaliação de Touros Jovens

Adilson Rodrigues
[email protected]

Hoje considerado o evento máximo da raça sintética criada no Brasil, os resultados da Prova Canchim de Avaliação de Desempenho (PCAD) foram anunciados dia 11 de novembro, durante dia de campo na Ilma Agropecuária, localizada às margens do quilômetro 211 da Rodovia Raposo Tavares, em Angatuba, interior de São Paulo.

A PCAD é um teste de performance que proporcionou um verdadeiro upgrade no progresso genético da raça Canchim dentro do programa de avaliação genética Embrapa/ Geneplus. Dela também saem os futuros candidatos a reprodutores que serão provados na Avaliação de Touros Jovens (ATJ), o teste de progênie do Canchim.

Realizada em ambiente de confinamento, a prova compreendeu 42 dias de adaptação e 112 dias de avaliação efetiva. No período, os jovens touros foram avaliados quanto a características fenotípicas (raça, mucosa, pelagem, umbigo e aprumos), desempenho (ganho médio diário e peso final), fertilidade (perímetro escrotal), conformação frigorífica e avaliação de carcaça (AOL, EGS, marmoreio e rendimento de carcaça).

Genética

Touros jovens foram comercializados por R$ 8,2 mil

“Participaram desta edição 16 criadores, que levaram 123 animais. Eles apresentaram médias de 1,270 kg de ganho médio diário, 35,1 cm de perímetro escrotal, 2,69% de marmoreio, 3,7 mm de espessura de gordura e 90 cm² de área de olho de lombo”, informa Amaury Dorta Júnior, técnico de Inspeção e Registro na Assoc...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante desta revista, clique Aqui e Assine Agora!