Uma edição que vale por 12. A publicação destaca análises anuais dos principais setores da pecuária brasileira.

Informação com credibilidade há 17 anos!

Caindo na Braquiária

Querido diário!

Caindo

Alexandre Zadra - Zootecnista zadra@crigenetica.com.br

Dia 18 de janeiro – O dia amanheceu chuvoso, o que nos deixa felizes por vermos o pasto crescer, a lavoura de milho embonecar e todas as amigas fortes com muito leite para amamentar bem os bezerros, os quais estão grandinhos e têm um apetite voraz, não largando o peito para nada. Esses pequenos “parasitas” (apenas brincadeira) só param de mamar para reclamar da chuvarada. Certamente, esses amados bezerros entenderão no futuro que cair água do céu faz parte de um ciclo natural do clima aqui do Centro-Oeste.

Dia 10 de fevereiro – Que sol magnífico fez hoje, pudemos esquentar nossas entranhas e ver as colhedeiras de forragem começarem o trabalho de ensilagem da roça de milho, que deve produzir muito neste ano. Meu pequeno filho cresceu bastante e começa a me dar um pouco de sossego, pastando em boa parte do tempo as pontas desse Mombaça delicioso. Já não era sem tempo, pois meus peitos não enchem como há alguns meses atrás. Outra coisa, estão jogando ureia nos pastos de toda a fazenda, dizem que faz bem para o capim, aumentando muito a produção.

Dia 25 de abril – O veterinário chegou cedinho e já estávamos no curral para que nos palpasse. As novilhas que não estão acostumadas ficaram bravas com todo esse movimento, achando que iriam machucá-las, mas, no decorrer do dia, viram que, com o novo manejo racional adotado pelos peões para nos conduzir, tudo foi tranquilo, liberando o grupo delas logo após nosso lote. Ah, inclusive, confirmaram que estou prenhe desde a inseminação ocorrida em novembro. Aliás, já sabia disso há muito tempo, pois meu leite diminuiu e engordei bem nessas últimas semanas. Algumas colegas foram embarcadas em um caminhão grande, e não faço ...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante desta revista, clique Aqui e Assine Agora!