Uma edição que vale por 12. A publicação destaca análises anuais dos principais setores da pecuária brasileira.

Informação com credibilidade há 17 anos!

Caindo na Branquiária

 

Reajustes de rota

Alexandre Zadra

Mas, após o bojador, os ventos alísios sopravam de Nordeste. Assim, as barchas e os barinéis (antigas naus portuguesas do século XV) eram submetidos a terríveis dificuldades na viagem de volta, no litoral Norte da África. Para navegar contra o vento, os lusos desenvolveram, então, um novo tipo de navio: a caravela de velas ladinas. Velas ladinas são panos triangulares, de borda rígida, capazes de gerar uma força propulsora na direção oposta ao vento – o que permitia a execução da manobra que, em linguagem náutica, chama-se “bolinar”. Tal “invenção” constituiu uma das maiores obras do engenho lusitano, abrindo uma nova era na indústria da navegação, revolucionando a economia mundial.

Esse parágrafo foi adaptado do livro de Eduardo Bueno “A viagem do descobrimento”, o qual trata com riqueza de detalhes esse momento especial da indústria de navegação portuguesa, tendo talvez sido aí o início da globalização do planeta.

Analisando esse texto, podemos verificar que os europeus somente conseguiram atingir seu objetivo de conquistar o mundo alterando o projeto básico das naus. Tal atitude arremete-nos a pensar na forma como conduzimos as fazendas de pecuária, nas quais o objetivo único é aumento de lucro na mesma área.

Um dos exemplos tácitos de mudança de rumo em uma fazenda acontece quando se muda do sistema de engorda para a cria, buscando-se aproveitar melhor bons momentos de preço do kg do bezerro.

Por trabalhar com vacas há quase 30 anos, tenho dito que a cria possibilita ao produtor ganhos excepcionais quando o mercado favorece o bezerro, no entanto, ganhos menos polpudos quando a relação de troca melhora para o invernista. Nesse caso, o criador deve repensar o que deve ser colocado no mercado, como a fazenda administrada pela Cris, próximo a Três Lagoas/MS, a qual faz seleção de Nelore em um programa Ceip, melhorando a base de suas vacas. As matrizes com pior classificação no programa são inseminadas com Angus com ótimas provas para peso à desmama, pois até então 100% dos bezerros machos e fêmeas eram desmamados e disputados a tapa no mercado.

Nos últimos meses, com a desvalorização dos bezerros no mercado, a Cris está estudando a possibilidade de apartar as novilhas Angus que pesem acima de 290 kg para engorda na própria fazenda. Dessa forma, ela duplica o valor recebido por essa fêmea no mercado, pois serão abatidas em um prazo pequeno, recebendo no abate como arroba de macho premiado no programa Angus. Dessa forma, a fazenda melhora seu preço médio de venda, mantendo o objetivo principal de maior lucro no menor tempo possível.

Além do cruzamento entre raças, lograr os efeitos benéficos da heterose permite, sobretudo, a flexibilização no sistema, pois podemos mudar raças e características atendendo as diversas demandas do mercado. Outro excelente exemplo de produção focada no mercado é a fazenda administrada pelo Bid, tendo seu filho Bruno como responsável veterinário e Vitor, seu filho mais novo, tocando o escritório, estando a propriedade localizada próximo a Costa Rica/MS.

Com a chegada do programa de certificação da raça Angus, a propriedade vem a cada ano caprichando mais na dieta e no manejo de confinamento, no qual seu proprietário, Thiago, que já não abria mão do uso de genética Angus provada para peso e acabamento, agora, vem procurando touros provados americanos com altas DEPs de Marmorização (marbling), a fim de atender nichos específicos de mercado da alta gastronomia.

Como se não bastasse, temos também como exemplo importante de uso das ferramentas tecnológicas disponíveis na pecuária, a fazenda do Marco Totó, localizada na região do bolsão, onde vem sempre usando genética Angus americana com altas DEPs para Peso adulto, mas nunca abrindo mão da DEP de Gordura positiva, pois vem confinando seus animais cruzados inteiros, mantendo um acabamento desejável a fim de receber a premiação no Programa Angus.

Como toda empresa, uma fazenda tem seu objetivo principal o lucro, mas, como fazer para atingi-lo? Basta usar todas ferramentas tecnológicas disponíveis hoje.

Alexandre Zadra - Zootecnista zadra@crigenetica.com.br