Uma edição que vale por 12. A publicação destaca análises anuais dos principais setores da pecuária brasileira.

Informação com credibilidade há 17 anos!

Agro Giro

 

Livro conta a história do bovino Curraleiro Pé-duro

Pela primeira vez, a história da mais antiga raça bovina brasileira está sendo contada em 286 páginas, no livro Curraleiro Pé-Duro – Germoplasma Estratégico do Brasil, editado pela Embrapa Meio-Norte, em Teresina/PI. Em 15 capítulos, o pesquisador Geraldo Magela Côrtes Carvalho conta como surgiu o Curraleiro Pé-Duro no Brasil até os últimos trabalhos científicos desenvolvidos, como o cruzamento com a raça Nelore, que deu origem ao bovino Tropical em 2014.


Mulheres são mais propensas à inovação

As produtoras que atuam hoje no setor são mais preparadas, conectadas, comunicativas, abertas à inovação tecnológica e possuem uma visão mais abrangente do negócio. Foi o que revelou uma pesquisa inédita com o título “Mulheres no Agronegócio Brasileiro”, encomendada pela Abag (Associação Brasileira do Agronegócio) e o IEAg (Instituto de Estudos do Agronegócio). A metodologia adotada foi a da pesquisa quantitativa, realizada com 301 mulheres responsáveis pela gestão agropecuária no País.


Asbia e Cepea fecham parceria

A Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) acaba de firmar parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) para o desenvolvimento do Index Asbia, documento que contém informações sobre a produção e comercialização de sêmen bovino e, a partir de 2017, passará a conter também os preços médios de venda. As informações relativas ao preço do sêmen serão de uso exclusivo, dos associados da Asbia.


Fazenda eleva produção animal com ILP

Em Barra do Garças/MT, a Fazenda Cibrapa vem obtendo bons resultados com sistema de Integração Lavoura-Pecuária. Com investimentos em fertilidade e na conservação do solo através do plantio direto na palha, a cada ano a produtividade da lavoura aumenta, assim como a do capim. A previsão é de chegar a 13 mil fêmeas na propriedade até 2019, quando as áreas de pastagens extensivas, hoje em 6,2 mil hectares, terão caído para 1,5 mil hectares.


Pressão de baixa no mercado do milho

A menor movimentação no mercado interno e as exportações brasileiras em um ritmo menor tiraram a sustentação dos preços do milho, em novembro. Segundo levantamento da Scot Consultoria, na região de Campinas/SP, a saca de 60 quilos está cotada em R$ 39,00 para a entrega imediata, sem o frete. Apesar das quedas, o cereal estava custando 23% mais em relação a novembro do ano passado.


Bolívia recebe 105 mil doses de vacina aftosa

Cento e cinco mil doses de vacina contra a febre aftosa foram doadas para a Bolívia visando à imunização do rebanho bovino e bubalino na faixa de fronteira seca. As doses foram adquiridas e doadas pelo Fundo Emergencial de Saúde Animal de Mato Grosso (Fesa/MT) e entregues pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea). De acordo com o Indea, as doses serão distribuídas a pequenos e médios produtores do país vizinho.


Estudo quer reduzir uso de drogas veterinárias

O uso indiscriminado de medicamentos veterinários na produção animal aumenta os riscos associados à resistência aos antibióticos e antiparasitários e as chances de surgimento e propagação de bactérias e parasitas resistentes. Para combater essa tendência, a Embrapa Pecuária Sudeste/SP tem feito estudos com homeopatia, fitoterapia, adição de mineral e controle biológico. Algumas pesquisas já foram concluídas, como a utilização de zeólita, um tipo de mineral para controle da diarreia em bezerros.