Uma edição que vale por 12. A publicação destaca análises anuais dos principais setores da pecuária brasileira.

Informação com credibilidade há 17 anos!

Notícias do Charolês

Cabanha Tesourão é bicampeã do Ranking Charolês

A Cabanha Tesourão, de Palmeira, no Paraná, novamente é a Grande Campeã do Ranking Nacional Charolês 2012. Pelo segundo ano consecutivo, a propriedade de Nelson João Klas obteve a maior pontuação entre todos os criadores da raça Charolês, repetindo o feito alcançado em 2011, levando o bicampeonato.

Klas obteve a primeira colocação no ranking das categorias Criador e Expositor. Como Criador, conseguiu 2.274,15 pontos e, como Expositor, 2.200,50 pontos.

Contaram pontos para o Ranking Nacional Charolês as seguintes exposições chanceladas pela Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês): Expolondrina (Londrina/PR), ExpoBrasil de Charolês (Guarapuava/PR), Expointer (Esteio/ RS), Efapi (Ponta Grossa/PR) e Expofeira (Santa Maria/RS).

A Cabanha Tesourão foi a única a participar das cinco feiras em 2012. Segundo Nelson João Klas, “foi ótimo ter prestigiado as feiras realizadas no Rio Grande do Sul. Pela importância de cada uma delas, em especial a de Santa Maria, pela forma gentil e carinhosa que fomos recebidos pelos criadores e expositores e pelo presidente do Núcleo de Santa Maria, Augusto Mascarenhas de Souza, e pelo representante do Conselho Técnico, Jorge Renato Campos Abreu. Foi uma satisfação para mim, meus funcionários e companheiros do Núcleo dos Criadores de Charolês dos Campos Gerais”.

A segunda colocação ficou com a Fazenda Estrela, de Annemarie Pfann e outros, de Guarapuava, no Paraná, seguida pela Fazenda Estância Nova, de Ponta Grossa, também no Paraná, de Marco e Maurício Palmeira Checchia.

O presidente da ABCCharolês, Joaquin Villegas, parabenizou o vencedor de 2012, enaltecendo a participação da Cabanha Tesourão nas cinco feiras do ano. Segundo Villegas, “foi merecido o bicampeonato. Afinal, sabemos das dificuldades para os criadores em participar de todas as feiras e o esforço de Nelson Klas e seus colaboradores foi recompensado’’.

A premiação acontecerá na Expolondrina, primeira feira do ano de 2013.

Proprietários das duas primeiras colocadas no ranking

CHAROLÊS VENCE CONCURSO DE CARCAÇA NO URUGUAI

Um novilho concebido do cruzamento de Charolês/Hereford, do criador Alexis Guynot de Boismenú, foi o vencedor do Concurso de Carcaças Novilhos Cota 481 Carne de Alta Qualidade, na comemoração dos 120 anos da Associação Rural de Soriano e dos 50 anos do Frigorífico San Jacinto, no Uruguai.

Duzentos e dez animais de várias raças foram confinados por mais de cento e dez dias, nas mesmas condições de alimentação, e regidos por regulamento de idade. Os animais não podem exceder os vinte e sete meses para participarem dessa cota especial destinada à exportações para a União Europeia.

No concurso, o Charolês demonstrou as suas qualidades nessa competição, pois, além da primeira colocação, a rês que ficou com a distinção de segundo melhor colocado foi um Charolês puro, pertencente ao criador José Jorge de Boismenú. Dos dez melhores colocados, cinco continham a genética da raça Charolês.

O animal vencedor do concurso apresentou uma carcaça muito parelha em todos os sentidos, com ótimo rendimento dos cortes principais, 62% de rendimento em quarta balança, boa área de lombo e de marmoreio.

José Jorge de Boismenú participa desse tipo de concurso desde 1964 e analisou que “necessitamos de uma raça continental para podermos ganhar espaço nos mercados internacionais’’. Segundo Boismenú, para fazer um novilho para as cotas do futuro, é importante cruzar com Charolês as vacas das raças britânicas.

raças britânicas. O júri foi formado por Dr. Luís Castro, Dr. Fernando Rovira e Inês Horta. Os jurados avaliaram os seis cortes do traseiro e contemplaram dezessete cortes da meia carcaça, explicou o Dr. Luís Castro - tudo isso para um concurso de carne de qualidade. De acordo com o consultor Rafael Tardáguila, a tonelada da cota 481 está sendo exportada por um valor em torno dos US$ 9.000.