Uma edição que vale por 12. A publicação destaca análises anuais dos principais setores da pecuária brasileira.

Informação com credibilidade há 17 anos!

Notícias do Hereford e Braford

 

Docilidade

Característica do Hereford é fator decisivo na escolha da raça para estudo pioneiro sobre gases de efeito estufa

A Embrapa Pecuária Sul, unidade de pesquisa localizada no município gaúcho de Bagé, na Região da Campanha, iniciou estudo pioneiro no Bioma Pampa para avaliar o efeito da produção de gases de efeito estufa (GEE) pelos bovinos.

Pela necessidade da instalação de equipamentos de medição nos animais, a Raça Hereford, criada há mais de 100 anos no Brasil, foi a escolhida para o experimento por uma de suas características marcantes: a docilidade.

A pesquisa intitulada “Dinâmica de gases de efeito estufa em sistemas de produção pecuária do Bioma Pampa” é parte de uma rede de pesquisas multidisciplinar e interinstitucional realizada por unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em várias regiões do Brasil, atendendo aos principais biomas do País: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), ciente da importância do estudo, principalmente no quesito preservação ambiental, e buscando sempre o pioneirismo e a participação em experimentos que apresentem melhorias à pecuária brasileira como um todo, através da já consolidada parceria com a Em- 102 brapa, na qual são desenvolvidas, juntamente aos produtores, as Provas de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford (PAC’s HB), programa de avaliação genética oficial das raças HB (PampaPlus), e pesquisas genômicas de marcadores de DNA para resistência a parasitas, apoiou sistematicamente a pesquisa. Para isso, enviou 35 animais da raça Hereford, através dos sócios Alfeu de Medeiros Fleck (Estância São Manoel) e Agropecuária São Pedro (ASP), ambos do município de Alegrete, no Rio Grande do Sul.

Para a responsável pelo estudo no Bioma Pampa, a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul Cristina Genro, o objetivo principal da pesquisa é avaliar o potencial de promoção ambiental dos sistemas de produção característicos do Pampa quanto ao sequestro de carbono no solo e a atenuação das emissões de gases de efeito estufa (GEE). “Procuramos o apoio da ABHB, pois as características do Hereford como a docilidade e a facilidade no manejo dos rebanhos o tornaram a raça mais adequada ao experimento”, disse Cristina. E completa: “Os resultados gerados por este projeto fazem parte de uma rede nacional para avaliação dos gases de efeito estufa na pecuária brasileira, eles servirão para mostrar para nosso governo e para os países compradores da nossa carne que nós produzimos carne de qualidade, saudável e com baixa emissão de carbono”.

BHB participa na 25ª edição da Fenagro, em Salvador/BA

O Projeto Setorial Brazilian Hereford & Braford (BHB), parceria entre ABHB e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), participou entre os dias 24 e 26 de novembro da edição que comemora os 25 anos da Fenagro, realizada em Salvador, Bahia.

A feira contou com a presença de gestores e empresários do BHB, como o presidente da ABHB e gestor do Projeto, Fernando Lopa, o técnico credenciado da Associação, Marcelo Louzada, o gerente do Programa Carne Certificada Pampa®, Guilherme Dias, e os diretores da ABHB, Celso Jaloto Ávila Jr. e Miguel Augusto Barbará, que apresentaram o Projeto Setorial e os programas da Associação e o uso da genética HB nos rebanhos pelo país.

Também foram apresentados aos visitantes do Pavilhão Internacional o Programa Carne Pampa® e as vantagens oferecidas aos produtores de carne certificada pela ABHB nos frigoríficos parceiros, que pagam até 10% do preço normal de mercado por animais machos e até 17% por fêmeas de qualidade superior. Ao final das apresentações, foi realizada a degustação de Carne Pampa.


Programa Carne Certificada Pampa® bate recorde histórico em abate certificado

O Programa Carne Certificada Pampa®, da ABHB, iniciado no ano 2000 e que hoje conta com a parceria de Marfrig Group e Frigorífico Silva, no Rio Grande do Sul, bateu o recorde histórico de abates certificados em outubro de 2012. Foram certificados mais de 6 mil animais apenas no mês de outubro, nas cinco plantas certificadas pelo Programa: Santa Maria (Frigorífico Silva), Bagé, Alegrete, Capão do Leão e São Gabriel (Marfrig Group).

Segundo Guilherme Dias, gerente do programa, o expressivo número de animais já era esperado para o final de ano. “Historicamente, os meses de outubro, novembro e dezembro são os de maior quantidade de abates certificados. Faltando dois meses para o final do ano, já superamos os números de 2011e devemos chegar à marca de 55 mil animais certificados só em 2012, com um crescimento de 44% em relação ao ano passado” comemora Dias.

Até o início de novembro, o Carne Pampa ® já havia abatido 43 mil animais certificados, através da inspeção dos certificadores credenciados que acompanham o processo dentro das plantas frigoríficas, um número 37% maior que em 2011.