Uma edição que vale por 12. A publicação destaca análises anuais dos principais setores da pecuária brasileira.

Informação com credibilidade há 17 anos!

Notícias do Devon

 

Raça encerra 2010 com balanço positivo

Para a Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD), 2010 foi um período de consolidação de projetos e planos. No balanço do ano, a entidade contabiliza a criação do Selo de Carne Devon, a realização do Concurso de Carcaças e o recorde de preço obtido no Top Devon. Essas ações resultaram em conquistas importantes para a consolidação da raça como produtora de carne de qualidade.

“A estratégia da ABCD foi atuar em todos os segmentos da cadeia: no criador, nos frigoríficos e no consumidor final”, explica Adelar Santarem, presidente da associação. “Com ações específicas, conseguimos conscientizar os interessados do valor de nosso produto”, complementa. A carne certificada Devon, vendida com exclusividade pela Casa de Carnes Moacir (Porto Alegre/RS), segue padrões rigorosos que garantem cortes de extrema qualidade. A identificação da carne Devon é feita a partir de um selo com o logo da raça, com informações como origem, sexo e idade do animal. O frigorífico Coqueiros também é parceiro no projeto.

No mesmo sentido, a 1ª edição do Concurso de Carcaça serviu para avaliar a capacidade de conversão em carne e o acabamento da raça. Os lotes de exemplares foram analisados em pé, em exames de ultrassonografia e depois no gancho. O objetivo do concurso foi fomentar a produção de exemplares de gado de corte com manejo adequado, visando à obtenção de acabamento dos animais para atender aos mercados mais exigentes de carne. “Esta iniciativa é concomitante com a evolução do mercado nacional como um todo, no qual, atualmente, existem frigoríficos e consumidores finais valorizando e remunerando estes produtos diferenciados”, afirma Elizabeth Cirne Lima, vice-presidente da ABCD.

“Paralelo às nossas iniciativas, temos percebido uma receptividade cada vez maior dos criadores. Para o próximo ano, pretendemos ampliar essa proximidade”, diz Santarem. Entre as metas do dirigente para o próximo biênio está a reativar os núcleos regionais da raça. Em busca de prosseguir no caminho do aprimoramento da raça, em 2010, durante o Tour Devon, oito criadores brasileiros formaram um consórcio para importar sêmen de quatro touros. O sêmen trazido deverá ser utilizado no 2º semestre de 2011. “Pretendemos ampliar o acesso ao material genético Devon nas centrais de inseminação e permitir o maior acesso para aqueles que veem na raça uma ótima oportunidade de negócio”, planeja Santarem.

O leilão Top Devon deste ano, realizado na Expointer, registrou preço recorde de touros da raça. O grande campeão São Valentin Coringa 1468 (box 1261), da Fazenda São Valentin, de Nova Prata/RS, foi adquirido por R$ 26 mil pela Camboatã Agropecuária, de Cristal/RS.

Principais conquistas em 2010

 

Participação no Devon Tour 2010 na Inglaterra

 

Criação do Selo de Carne Devon

 

Eleição da nova diretoria

 

Touro tem preço recorde no Top Devon

 

Entrega do prêmio Firmino Jacques

 

Compra de sêmen de touros campeões da Inglaterra

 

Recadastramento de técnicos da raça no RS

 

Ampliação de rebanho no Centro e Norte do País

 

Início de intercâmbio com criadores do Uruguai

 

Realização do Concurso de Carcaça