Uma edição que vale por 12. A publicação destaca análises anuais dos principais setores da pecuária brasileira.

Informação com credibilidade há 17 anos!

Notícias do Charolês

 

Fazenda Estrela vence Ranking Nacional Charolês 2010

A tradicional criadora de Charolês, Annemarie Pfann, titular da Fazenda Estrela, de Guarapuava/PR - que tem como responsável pelas áreas de produção agrícola e pecuária o selecionador Josef Pfann Filho - foi a grande vencedora do Ranking Nacional Charolês de 2010, na categoria Criador.

Em segundo lugar aparece Ana Maria Fleck de Oliveira, à frente da Cabanha Santo Izidro, de Dilermando de Aguiar/RS (dirigida pelo atual diretor da ABCCharolês, Augusto Mascarenhas de Souza), e na terceira colocação ficou Eduardo Reinhofer (Eduardo e Hildegard Vitória Reinhofer), da Fazenda Campo Bonito, de Pinhão/PR.

Neste ano, um total de cinco exposições pontuaram o Ranking Nacional da Raça Charolês, que é realizado anualmente pela Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês). A primeira delas foi a Expolondrina, em Londrina/PR. Depois vieram a Expo Brasil de Charolês, em Guarapuava/PR; a Expointer, em Esteio/ RS; e as mostras de Ponta Grossa/PR e de Santa Maria/ RS.

Na edição de 2009 do Ranking Charolês, os vencedores foram, nos aspados, em primeiro lugar, o criador Eduardo Heinhoffer, em segundo Annemarie Pfann e filhos e, em terceiro, Johan Zuber Junior. Já na variedade mocha, a primeira colocação foi conquistada pela criadora Annemarie Pfann e filhos, a segunda pela sucessão Ernane Kurtz de Oliveira e a terceira pelo criador Jamil Deud Junior.

2010 COM NOVIDADES

Entre as inovações colocadas em prática para o Ranking deste ano destaca-se a unificação dos julgamentos de classificação das variedades de Charolês mochos e aspados.

SELEÇÃO APROVADA

“Recebemos a notícia sobre nossa vitória no Ranking Charolês com muita alegria, porque isto significa que os jurados das importantes mostras que integraram o ranking neste ano premiaram de êxito o caminho de seleção que vem sendo trilhado por nossa propriedade”, orgulha-se o diretor da Fazenda Estrela, Josef Pfann Filho, que também integra o Conselho Técnico da (ABCCharolês).


Novidades da ABCCharolês para 2011

Muitas novidades já estão reservadas para o próximo ano. Mas, entre elas, o presidente Joaquin Villegas destaca uma nova estratégia de integração e visibilidade da raça, representada pela promoção de Dias de Campo em datas e pontos estratégicos do Brasil.

“Para março/abril programamos um Dia de Campo no Rio Grande do Sul; para julho/ agosto no Paraná e em setembro/outubro no Mato Grosso. Ainda estamos definindo locais e datas, mas nossas metas vislumbram o fomento comercial, a mobilização dos criadores e o estímulo às atividades do quadro técnico da entidade”, antecipa Villegas.