A Granja do Ano – 34 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Destaque Produtor de Trigo

Destaque

Mais ânimo e mais investimentos

Os triticultores da C. Vale aumentaram a área do cereal, enquanto a cooperativa amplia a agroindustrialização com um frigorífico de peixes

Nome da empresa: C. Vale Cooperativa Agroindustrial
Sede: Palotina/PR
Número de associados: 20.500
Associados triticultores: 2.217
Área e produção de trigo 2017: 118.000 hectares
Municípios presentes: 75 municípios
Faturamento em 2017: R$ 6,9 bilhões
Faturamento em 2018 (previsão): R$ 8,1 bilhões

A Granja do Ano — Qual é a realidade do produtor de trigo associado da C.Vale? Ele aumentou ou diminuiu a área em 2018? E, nesse sentido, quais são as perspectivas dele quanto à rentabilidade do cereal?

Alfredo Lang — A área de trigo dos produtores atendidos pela C.Vale no Paraná aumentou devido ao ânimo dos produtores com os preços, do atraso da colheita da soja de verão, em que o período de plantio do milho safrinha ficou fora do ideal e essas áreas migraram naturalmente para a cultura do trigo. No estado, a área deve aumentar 8%. A perspectiva de rentabilidade é positiva pela recuperação dos preços internos desde o fim da última colheita por causa da forte quebra de safra no Sul do País e pela alta dólar, que encareceu as importações da Argentina. A confirmação dessa projeção vai depender de um clima adequado para a cultura. Tivemos perdas no potencial produtivo de algumas áreas devido ao período de junho e julho com deficiência hídrica para a cultura no Paraná, o que comprometeu a rentabilidade do produtor rural.

Destaque

Al...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante desta revista, clique Aqui e Assine Agora!