A Granja do Ano – 33 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Açúcar e Etanol

Amargo superávit

Depois de dois anos com déficit de produção ante a demanda, a produção global de açúcar, em 2017/18, será maior que o consumo – o que é uma má notícia para as cotações. Em Ribeirão Preto/SP, referência nacional, a saca de açúcar cristal, que foi comercializada a R$ 100 no final de 2016, já estava menos de R$ 60 em julho de 2017

Fábio Rübenich
fabio@safras.com.br

Diz-se que uma mudança traz sempre efeitos positivos. Mas esse não é o caso do mercado internacional do açúcar. Após dois anos de déficit entre oferta e demanda, entre 2015/16 e 2016/17, tudo indica que a temporada 2017/18 — que inicia em outubro de 2017 — será de superávit. Já no início de 2017, consultorias internacionais, como a Platts Kingsman, Rabobank, entre outras, e até mesmo a Organização Internacional do Açúcar (OIA), já comentavam que a diferença entre a oferta e a demanda em favor da primeira deveria ser de pelo menos 3 milhões de toneladas em 2017/18, após um déficit de 1 milhão de toneladas na safra anterior. “É isso que está fazendo cair os preços no mercado internacional”, diz o analista de Safras & Mercado Maurício Muruci.

Açúcar

Em Nova York, os preços futuros fecharam o ano de 2016 a 18,65 centavos de dólar por libra-peso, mas foram caindo com força e de 2017, consultorias internacionais, como a Platts Kingsman, Rabobank, entre outras, e até mesmo a Organização Internacional do Açúcar (OIA), já comentavam que a diferença entre a oferta e a demanda em favor da primeira deveria ser de pelo menos 3 milhões de toneladas em 2017/18, após um déficit de 1 milhão de toneladas na safra anterior. “É isso que está fazendo cair os preços no mercado internacional”, diz o analista de Safras & Mercado Maurício Muruci.

<...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante desta revista, clique Aqui e Assine Agora!