A Granja do Ano – 33 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Algodão

Expansão no horizonte

Os cotonicultores brasileiros têm a intenção de plantar 1,032 milhão de hectares, ou 10,8% a mais, para uma produção também esperada de 10,1% superior. O ânimo positivo decorre das cotações que permitem retornos semelhantes aos da soja e bem superiores aos do milho

Rodrigo Ramos
rodrigo@safras.com.br

O mercado brasileiro de algodão iniciou o ano de 2017 de forma lenta. “Com as festividades de Natal e Ano Novo, muitas indústrias optaram por férias coletivas nos meses de dezembro e janeiro, o que corroborou para menor liquidez interna”, explica o analista de Safras & Mercado Cezar Marques da Rocha Neto. Por isso, as indústrias de grande porte, como têm maior capacidade de armazenamento, tomaram posições mais longas em dezembro, deixando de estar mais ativas em janeiro. “Por outro lado, as pequenas e médias tiveram que ir em busca de lotes residuais”, lembra. A média de preços em janeiro no Cif de São Paulo ficou em R$ 2,73 centavos por libra-peso.

Os vendedores, em sua maior parte, enxergando um quadro mais enxuto de oferta no País, ficaram firmes nas pedidas. “Já as tradings, por sua vez, estiveram mais ativas no mês de janeiro”, comenta. Fevereiro também foi aquém do esperado no quesito de movimentação. As indústrias de grande porte permaneceram mais afastadas das negociações, enquanto as pequenas e de médio porte ficaram mais ativas, seguindo a dinâmica de janeiro. “Outro fator que corroborou para a menor liquidez foi o mês mais curto em consequência dos feriados e também porque o deslocamento do consumo, teoricamente, passa para turismo, ao invés de demanda por produtos têxteis”, pondera o analista.

Algodão

Já o mês de março ficou muito atrelado à instabilidade do dólar frente ao real e da bol...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante desta revista, clique Aqui e Assine Agora!