A Granja do Ano – 33 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Destaques - Ensino

O ensino da EXCELÊNCIA do campo

A UPF congrega quase 20 mil alunos, muitos nas áreas de Agronomia, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Agronegócio


Universidade de Passo Fundo (UPF)

• Sede: Passo Fundo/RS
• Número de cursos de graduação: 61 cursos
• Número de cursos de especialização: 53
• Número de cursos de mestrado: 15
• Número de cursos de doutorado: 6
• Número de alunos: 19.887


A Granja do Ano — Quais são os cursos na área agrícola oferecidos pela UPF e qual o perfil dos profissionais formados nesses cursos?

José Carlos Carles de Souza — A Universidade de Passo Fundo é uma das mais bem conceituadas instituições de ensino superior de toda a Região Sul. A Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária integra o seu portfólio de mais de 60 cursos de graduação e é pioneira na pesquisa e na pósgraduação da instituição. A Faculdade de Agronomia, juntamente com o curso de Ciências Biológicas, conquistou, por oito anos consecutivos (2008-2015), o Prêmio Melhores Universidades – Guia do Estudante, da Editora Abril, na categoria “As melhores por área de conhecimento”, em Meio Ambiente e Ciências Agrárias.

A Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF disponibiliza aos estudantes dos diferentes níveis estrutura de excelência para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa e áreas rurais próprias para as práticas acadêmicas. A infraestrutura é utilizada pelos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela FAMV. Além disso, o espaço experimental, denominado Centro de Extensão e Pesquisas Agropecuárias (Cepagro), conta com área de mais de 270 hectares, onde são desenvolvidas diversas atividades de produção e de criação de animais, integradas ao ensino, à pesquisa, à extensão e à inovação tecnológica na área de Ciências Agrárias.

A unidade acadêmica conta com a estrutura de Hospital Veterinário, muito bem equipado e com área física de mais 5 mil metros quadrados. A UPF oferece os seguintes cursos direcionados ao agronegócio: Agronomia, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Agronegócio, Programa de Pós-Graduação em Agronomia (mestrado/doutorado/pósdoutorado); Programa de Pós- Graduação em Bioexperimentação (mestrado); Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos (mestrado); Residência Profissional Integrada em Medicina Veterinária e Especialização em Gestão de Negócios em Cooperativas.

José Carlos Carles de Souza é reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF)

Quais são os principais desafios para uma instituição de ensino que forma profissionais para a – cada vez mais tecnológica –agricultura brasileira?

A UPF investe no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação tecnológica, proporcionando aos seus acadêmicos excelente formação. De igual modo, oferece pós-graduação lato e stricto sensu. Além disso, a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária tem investido na internacionalização de seu curso de Agronomia.

O fato mais relevante nesse sentido efetivou-se em 2013, quando o curso de Agronomia foi, oficialmente, acreditado no Programa Arcu-Sul, administrado pelos ministérios de educação da Argentina, do Brasil, do Paraguai, do Uruguai, da Bolívia e do Chile. A acreditação é resultado de uma série de avaliações que têm por fim certificar a qualidade acadêmica dos cursos. Entre os 12 cursos de Agronomia acreditados atualmente no Brasil, o único de universidade não-pública é o da Universidade de Passo Fundo.

A interação com a pesquisa científica é priorizada no curso de Agronomia da FAMV e muitos resultados concretizam-se em função da atuação de acadêmicos em projetos de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Agronomia (mestrado e doutorado, com conceito 4 na Capes). Tudo isso se revela necessário para que o acadêmico de Agronomia tenha condições de atender a demanda da cadeia econômica do agronegócio, apropriando-se das melhores tecnologias embarcadas, quer seja na utilização de máquinas moderníssimas, ou de cultivares de última geração.