A Granja do Ano – 33 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Destaques - Caminhões

Caminhões que OUVEM o campo

Entre os muitos produtos adequados para o agronegócio, a Mercedes Benz lançou Actros Mix Road, com diferenciais para o setor


Mercedes Benz

• Sede administrativa: São Bernardo do Campo/SP
• Fábricas no Brasil: São Bernardo do Campo/SP, Campinas/SP, Iracemápolis/SP e Juiz de Fora/MG
• Participação no mercado brasileiro: 29% na venda de caminhões
• Vendas de caminhões em 2015: 18.109 caminhões (27% do mercado)


A Granja do Ano — Quais foram os recentes lançamentos da empresa no segmento de caminhões e quais as principais características desses produtos?

A Mercedes-Benz, seguindo o lema “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve.”, tem ido cada vez mais às estradas e aos caminhoneiros para saber de suas expectativas em relação aos seus produtos e serviços. Como resultado, lançou recentemente novos produtos no mercado, atendendo as solicitações dos clientes. As novidades recentes da marca são os seguintes: o Accelo 1316, um novo conceito de caminhão médio, com foco na produtividade e agilidade na distribuição urbana - com o lançamento do terceiro eixo de fábrica nesse modelo, o segmento de caminhões médios ganhou um produto que pode carregar até 13 toneladas de carga; a Linha Atego foi renovada e passou a oferecer chassi mais robusto, garantindo mais flexibilidade no momento de receber qualquer tipo de implemento.

Além disso, a Mercedes-Benz ampliou a linha com os modelos Atego 2730 (off-road) e Atego 3030 e 3026 (maior capacidade de carga para o segmento 8x2). O Atego 2730 traz para o segmento mais força, robustez e resistência. Além de todo o conforto e praticidade da cabina Atego (especialmente desenvolvida para a sua vocação fora de estrada) e baixo custo operacional. Já os modelos Atego 3030 e 3026 oferecem a possibilidade de elevação de eixos (quando vazio) reduzindo custos com pedágios e o desgaste de pneus.

Esses caminhões são os mais leves da categoria e podem levar até 1.200 kg a mais que seus concorrentes. A nova linha Actros para aplicação mix road, que opera tanto em rodovias como em estradas de terra, foi o grande lançamento da empresa este ano. Com motor desenvolvido no Brasil de 13 litros e 10% a mais de torque, o caminhão permite uma economia de até 5% de combustível aos clientes. O novo Actros 2651 é o modelo top de linha da marca, pois possui tecnologias de ponta e itens exclusivos.

O que o agronegócio representa para os negócios de caminhões da empresa no Brasil?

O agronegócio tem fundamental importância para os negócios da Mercedes-Benz do Brasil. Não podemos esquecer que ano após ano temos recordes de safra no País. Para 2016, estima-se a colheita de 195,9 milhões de toneladas (dados do IBGE) de grãos. E para movimentar toda essa safra são necessários caminhões preparados para rodar em asfalto e estradas de terra. Nesse sentido, a marca Mercedes-Benz lançou este ano no mercado o Actros Mix Road, que possui diferenciais para o agronegócio: suspensão metálica, com tanques de alumínio de até 1.080 litros de combustível; novo motor OM 460 LA de 13 litros, até 5% mais econômico.

Roberto Leoncini, vicepresidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil

A motorização do Actros 2651 (510 cv) é a mais potente da Mercedes-Benz no segmento de caminhões produzidos no Brasil. A moderna cabina Megaspace, que se destaca pela suspensão a ar e elevados níveis de ergonomia e funcionalidade; é equipada de série com câmbio automatizado Mercedes-Benz PowerShift (com sensor de inclinação), exclusivo freio-motor Top Brake, bloqueio de deslocamento para partidas em rampa e freios a disco ou tambor, com gerenciamento eletrônico, EBD (Eletronic Brake Force Distribuition/ Distribuição Eletrônica de Força de Frenagem), ABS (Anti-lock Braking System/ Sistema Antitravamento de Freios) e ASR (Anti Slip-Regulation/ Sistema de Controle de Tração).

Não podemos deixar de ressaltar o modelo Axor 3344S, para o transporte de cana e madeira, que é o campeão de vendas no segmento extrapesado off-road. A Mercedes-Benz lidera o segmento extrapesado off-road com 52% de market share no acumulado do ano, e levando em consideração a queda no mercado de construção civil este ano, o agronegócio “puxa” o segmento off-road. Os caminhões Mercedes-Benz extrapesados são desenvolvidos com vocação para atender o agronegócio.