A Granja do Ano – 33 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Destaques - Nutricão Animal

EFICIÊNCIA na alimentação do rebanho

Suplementos nutricionais desenvolvidos pela DSM/Tortuga auxiliam a produtividade e a rentabilidade da atividade pecuária


DSM

• Marca: Tortuga
• Sede no Brasil: São Paulo/SP
• Unidades industriais: 46 plantas de premix no mundo
• Unidades industriais no Brasil: 3 plantas
• Número de funcionários mundialmente: 25 mil
• Atuação: mais de 50 países nos 4 continentes


A Granja do Ano - De que maneira os produtos da DSM/ Tortuga colaboram para a produtividade da pecuária brasileira?

Ariel Maffi - A DSM tem uma grande equipe de vendas que presta assistência técnica a campo para a aplicação das inovações em nutrição animal que a empresa desenvolve e que abrange todo o País. Todos os produtos que desenvolvemos para as linhas para gado de corte, gado de leite, equídeos e pequenos ruminantes estão diretamente relacionados com o objetivo da DSM de atender as necessidades dos nossos clientes, aumentando a produtividade e lucratividade das atividades, sempre pautado no conceito de uma produção mais sustentável. O foco é obter maior eficiência do uso dos alimentos e recursos no processo produtivo.

Quais as últimas novidades em produtos e serviços apresentados pela empresa aos pecuaristas brasileiros?

Em junho, lançamos na Megaleite a nova linha Bovigold, formada por 14 suplementos nutricionais com tecnologias adequadas aos níveis de produtividade dos pecuaristas. Os produtos da nova linha, focados nos diferentes níveis de produção e fases do animal, geram resultados positivos para as vacas de pequena, média e alta produção. As novidades combinam os aditivos CRINA, RumiStar (tecnologias exclusivas da DSM) e Metionina protegida.

Essas são tecnologias que, somadas aos exclusivos Minerais Tortuga no nível máximo em todos os produtos da linha, elevam ainda mais a produção das vacas de alto desempenho. Trata-se de produtos que possuem um conjunto de óleos essenciais que substitui os antibióticos usados na ração e permitem aos laticínios se adequarem às normas para exportação de produtos para países que proíbem o uso do antibiótico Monensina na alimentação animal. Além disso, a linha Bovigold apresenta produtos que estão alinhados ao conceito OVN (Optimum Vitamin Nutrition) - que se trata de uma linha de pesquisa exclusiva da DSM que olha a suplementação vitamínica na perspectiva de performance, e não de deficiência.

Quais são os projetos e investimentos da empresa no Brasil nos próximos meses?

Estamos ampliando a capacidade de armazenagem do centro de distribuição de Chapecó/SC para aumentar o volume de entrega dos nossos produtos na Região Sul. No primeiro trimestre de 2017, inauguraremos um novo centro de distribuição no estado de São Paulo, próximo à Mairinque. Também estamos investindo na automatização da unidade industrial de Mairinque e Pecém/CE, em linha com os padrões mundiais de segurança e eficiência produtiva adotados pela DSM, para aumentar a produtividade da planta e beneficiar toda nossa cadeia de produção, armazenagem e distribuição. Além disso, estamos expandindo a produção de produtos para a seca, os proteinados, para ampliar a armazenagem de grãos e atender as necessidades dos pecuaristas.

De que forma a empresa se mantém próxima de seus clientes e quais estratégias são utilizadas para atender as demandas dos produtores no País?

Por meio da nossa equipe de campo altamente qualificada e empenhada em oferecer soluções adequadas às necessidades dos produtores, com forte foco em redução de custos de produção, aumentando a produtividade de proteína animal. Realizamos experimentos em universidades brasileiras e no nosso Centro de Inovação e Ciência Aplicada de Ruminantes, localizado na Fazenda Caçadinha, em Mato Grosso do Sul. No âmbito internacional, nossa equipe de técnicos também continua desenvolvendo pesquisas para aumentar a produtividade animal de forma sustentável, em linha com as novas demandas do consumidor e com a filosofia da DSM.

Ariel Maffi é vicepresidente da área de Ruminantes da DSM no Brasil