A Granja do Ano – 34 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Ovinocultura

Carne de CORDEIRO com selo de qualidade

Projeto da VPJ com criadores de ovinos prioriza a qualidade desde o campo até a mesa do consumidorProjeto da VPJ com criadores de ovinos prioriza a qualidade desde o campo até a mesa do consumidor

A Granja do Ano - De que forma iniciou o seu envolvimento com a raça Dorper?

Valdomiro Poliselli Júnior - Iniciamos nossos projetos na raça em 2003 para atender mercados que exigem uma carne de qualidade. A opção pelos animais Dorper e White Dorper deve-se a características como eficiência produtiva, rusticidade, excelente conversão alimentar, boa habilidade materna, excepcional ganho de peso e rendimento de carcaça. Atualmente, o rebanho da VPJ conta com 600 animais PO Dorper e White Dorper focado na produção de reprodutores de alta qualidade para cruzamento e produção de cordeiros cruzados para o abate. Basicamente toda a produção de animais PO da VPJ está sendo direcionada para os programas de cruzamento com criadores integrados que, utilizando a genética VPJ, têm a garantia de compra de seus cordeiros para o abate pela VPJ Alimentos – empresa do mesmo grupo. Para a temporada 2014, a meta da empresa é atingir 50 mil ovelhas em cruzamento nesse projeto de integração.

Quais são as características que diferenciam os ovinos Dorper e que favorecem a rentabilidade do produtor que investe na raça?

As raças Dorper e White Dorper são reconhecidamente as mais produtivas do mundo quando o assunto é carne de qualidade. Precoces e com grande volume de carne na carcaça, as duas raças conquistaram o Brasil por se mostrarem altamente adaptáveis em praticamente todas as regiões do País. Tanto o Dorper quanto o White Dorper se reproduzem 365 dias por ano, diferentemente da maioria das raças ovinas, principalmente as lanadas. Os cordeiros cruzados com Dorper ou White Dorper vindos de qualquer outra raça materna geralmente são cordeiros super precoces e que alcançam o peso ideal de abate antes dos 150 dias de idade, principalmente se o criador utilizar boas práticas de manejo, sanidade e alimentação.

Como estão estruturados os negócios da VPJ com ovinos, desde a criação, até o mercado consumidor?

Todos sabem que a criação e seleção de ovinos da VPJ não é seu primeiro negócio, mas em função dos programas de integração e abate de cordeiro super precoces conduzidos pela VPJ Alimentos, mantemos o rebanho de produção de reprodutores ativo com renovação de genética há cada dois anos focando sempre em qualidade de carcaça e carne. Os programas de integração com produtores, principalmente da região Sul do País, tem tido muita ressonância no negócio de ovinos da empresa. Importantes criatórios do Rio Grande do Sul são parceiros da VPJ produzindo e abatendo cordeiros em tempo recorde. A marca VPJ Cordeiro Prime e Dorper Lamb são atualmente as duas linhas mais conhecidas no mercado de varejo de carne em todo o País. Estamos praticamente em todos os Estados do Brasil em empórios, restaurantes e supermercados que priorizam produtos de qualidade para sua clientela. Os cortes de cordeiro da VPJ são produzidos dentro de um rigoroso padrão de seleção, que começa no campo, através de animais exclusivamente cruza Dorper bem acabados, até a entrega em frota própria em todos os estabelecimentos em que os produtos são comercializados.

Quais são os diferenciais dos cortes ovinos produzidos pela VPJ?

carne de cordeiro da VPJ Alimentos é a primeira do Brasil a obter o Selo Cordeiro Dorper Certificado, auditado pela Aus-Qual através da Genesis Inspeções - Brasil Certificação e apoio da ABCDorper. A carne selecionada para os produtos Dorper Lamb - Reserva Especial é oriunda de animais super precoces, com idade de até 120 dias, e passa por um severo processo de seleção na linha de desossa e porcionamento do frigorífico da VPJ Alimentos, em busca de padrão, sabor, maciez e suculência. A linha conta com seis cortes especiais que, depois de maturados, são congelados no ápice da qualidade, mantendo o sabor, a maciez e a suculência, características que só a carne de cordeiro Dorper possui.

Valdomiro Poliselli Júnior é presidente da VPJ Pecuária