A Granja do Ano – 34 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Vinhos

Sucesso até em mesas internacionais

A Miolo Wine Group aumentou em 75% o volume de exportações de vinhos, e, inclusive, foi servido nos Jogos Olímpicos de Londres

A Granja do Ano — Quais foram os principais recentes lançamentos em vinhos e espumantes da Miolo Wine Group e o que o senhor gostaria de destacar destes?

Antonio Miolo - Após passar por um longo período focada em inovar com lançamentos de novas variedades nos seus diferentes terroirs, a Miolo trabalha em 2013 na consolidação desses produtos, especialmente no que diz respeito ao aprimoramento contínuo de cada variedade e a uma melhor distribuição para que as novidades cheguem nas gôndolas de todo o País. Entre os destaques, estão Testardi Syrah 2011, Tannat Vinhas Velhas 2012, Miolo Lote 43 2011, Sesmarias safra 2011 e Quinta do Seival Alvarinho 2012.

E quais foram as premiações, as conquistas mais recentes que o senhor faria questão de ressaltar e o que estas representam para a empresa?

ano de 2013 tem sido extremamente positivo para a Miolo em premiações, o que nos deixa muito satisfeitos pelo trabalho desempenhado até o momento. Internacionalmente, o espumante Miolo Brut Millésime 2008 recebeu medalha de ouro e o Miolo Family Vineyards Pinot Noir 2009, medalha de prata no Sommelier Wine Award, um dos mais importantes concursos de vinhos do Reino Unido direcionado para o setor on-trade. Destacamosnos também no 2012 Decanter World Awards, promovido por uma das mais importantes publicações mundiais do vinho. O Alísios do Seival Pinot Grigio Riesling e o Alísios do Seival Tempranillo Touriga ganharam medalha de bronze, e o Merlot Terroir, medalha de commended (recomendado/ elogiado). A conquista mais recente que reflete o crescimento da nossa marca no Reino Unido foi a escolha do Quinta do Seival Castas Portuguesas como vinho para ser servido em eventos oficiais dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. Em âmbito nacional, ficamos felizes pela presença nos anuários Vinhos do Brasil 2013 e Guia Adega – Vinhos do Brasil 2013/2014. Além disso, pela 13ª vez consecutiva fomos apontados como a marca de vinhos mais lembrada pelos empresários gaúchos, na pesquisa "Marcas de Quem Decide".

O que significa a parceria no Reino Unido entre a Miolo e a importadora Bibendum? O que a Miolo espera deste acordo?

Fechamos com a importadora Bibendum durante a London Wine Fair, em maio de 2013, uma parceria que prevê a venda exclusiva de vinhos e espumantes da Miolo para o Reino Unido. O acordo prevê a distribuição para canais on trade (bares e restaurantes) e para supermercados e casas especializadas. Essa parceria proporcionará maior alcance dos nossos produtos nos países do Reino Unido. Somente a Inglaterra representou no ano passado cerca de 40% do volume exportado pela Miolo. A estimativa é aumentar o volume em 50% este ano. Em 2012, a MWG registrou crescimento de 75% no volume comercializado para o país. A Bibendum está entre os três maiores importadores da Inglaterra.

O que a empresa projeta, almeja, tem por meta no mercado internacional de vinhos e espumantes?

A Miolo tem aumentado fortemente sua presença no mercado internacional. Em 2012, encerramos o ano como um dos melhores na área de exportação da MWG. Além da conquista de novos canais de vendas e mercados, registramos crescimento de 75% no volume comercializado. O Reino Unido é hoje um de nossos maiores mercados. Nos EUA, estamos presentes principalmente em restaurantes e churrascarias e, na Itália, em lojas especializadas.

Antonio Miolo é diretor comercial da Miolo Wine Group