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Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Pneus

Amparo para todas as colheitas

O lançamento mais recente da Pirelli para o campo é a linha PHP, a sua segunda geração de pneus radiais agrícolas

A Granja do Ano — No mercado de pneus agrícolas, quais são os diferenciais da Pirelli?

Flavio Bettiol Junior — A Pirelli tem no Brasil um dos seus principais Centros de Pesquisa e Desenvolvimento no mundo, com mais de 180 profissionais, que possibilitam à empresa identificar e atender as exigências do mercado agrícola com mais rapidez e melhor do que os concorrentes. Não por acaso a Pirelli é líder do mercado total de pneus em toda a América Latina.

Quais foram os principais lançamentos da Pirelli para o mercado agrícola e quais são as principais características destes?

A última novidade da Pirelli é a linha PHP, a sua segunda geração de pneus radiais agrícolas, destinada à agroindústria. A gama pioneira foi a Earth Agro PHT, que pode ser considerada como o primeiro pneu agro radial produzido no Brasil. A linha PHP foi lançada no mercado em 2012 e continua apresentando novas medidas, para atender a crescente demanda da agroindústria brasileira. É destinada a tratores de alta potência, colheitadeiras e pulverizadores, que são utilizados em atividades como cultivo de grãos e usinas de cana-de-açúcar. Tem rendimento quilométrico até três vezes superior a um pneu convencional equivalente. A melhor capacidade de tração colabora na economia de combustível e na redução de emissão de CO2. Também apresenta menor compactação do solo e melhor dirigibilidade. Além disso, a nova linha é produzida com materiais que diminuem o impacto ao meio ambiente e novos compostos que aumentam a sua vida útil. Também apresenta melhor autolimpeza, pois a geometria da banda de rodagem expulsa rapidamente a terra acumulada no pneu.

Quais são as necessidades mais específicas em pneus na agricultura brasileira?

O mercado de pneus agrícolas se mostra muito competitivo. Com a necessidade de aumentar a produtividade no campo, os equipamentos (tratores, colheitadeiras, etc.) estão se tornando mais potentes e produtivos e os pneus têm que acompanhar esta evolução tecnológica. Portanto, a Pirelli investe em tecnologia de produto e também em serviços, dando o suporte ao cliente final.

Que exigências impõem a um pneu agrícola as condições e características da agricultura brasileira?

No caso do setor de pneus agrícolas, foi necessário desenvolver os pneus radiais, que transmitem melhor toda a potência do trator ao solo. Isso aconteceu porque, na busca por eficiência cada vez maior, a agroindústria exige veículos mais potentes e com maior capacidade de carga. Os pneus radiais como o PHP têm esta vantagem de transferir melhor toda a potência para o solo, o que resulta em melhor capacidade de tração, dirigibilidade e, consequentemente, economia de combustível. Possuem também maior resistência a picotamentos e lacerações, devido a uma maior camada de borracha entre a banda de rodagem e a carcaça, além dos novos compostos especialmente desenvolvidos para aumentar a vida útil do pneu.

O que a empresa projeta com o recente lançamento da nova tecnologia para reconstrução de pneus para agricultura?

A nova linha de camelback para reconstrução Camelback Premium Novateck engloba todos os produtos Agro e OTR (Off The Road, que abrange minas, mineração, construção civil, entre outros) da Pirelli e foi desenvolvida para garantir reformas com alta qualidade, confiabilidade e compostos superiores. O diferencial da reforma Novateck é oferecer produtos e serviços com as mesmas tecnologias do pneu original, inclusive o mesmo desenho da banda de rodagem. Além disso, a garantia de fábrica se estende até a terceira reforma, desde que realizadas na rede de reformadores credenciados. Outros pontos positivos dessa tecnologia são a redução dos custos dos produtores rurais e frotistas com pneus e a diminuição do acúmulo de resíduos sólidos no meio ambiente.

Flavio Bettiol Junior é diretor de marketing Caminhão e Agro da Pirelli na América Latina