A Granja do Ano – 34 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Sementes

Rentabilidade na semente

DuPont Pioneer investe em produtos de alto valor e ajuda a agricultura brasileira a ser cada vez mais competitiva

A Granja do Ano - Para o produtor rural, qual é a importância de investir em sementes de qualidade na lavoura?

Roberto de Rissi - A semente é hoje, sem dúvida, o maior veículo de tecnologia. O próprio valor agregado é percebido pelo agricultor que considera, hoje, a semente como o maior veículo de tecnologia e o principal responsável por assegurar elevados níveis de produtividade. E o agricultor tem adotado mais tecnologia por se sentir mais seguro. Quanto mais seguro, maiores são os investimentos e melhores e mais consistentes são os resultados. O lançamento de híbridos mais produtivos, estáveis e de maior resposta ao uso da tecnologia, a biotecnologia e o desenvolvimento de práticas de manejo têm permitido isso. E os produtores estão fazendo a sua parte. Sem a utilização de alta tecnologia, o Brasil dificilmente poderia competir com países como Estados Unidos e Argentina, que são privilegiados pela qualidade dos solos, condições climáticas e menor incidência de pragas e doenças. Incrível, mas, mesmo com todos os desafios dos solos de cerrado, das pragas e doenças e das variações climáticas, o produtor brasileiro consegue competir de igual para igual com produtores dos países de clima temperado.

Roberto de Rissi é diretor executivo da DuPont Pioneer

Nesses mais de 40 anos de atuação da empresa no Brasil, quais foram as mudanças ou evoluções mais significativas na área de tecnologia de sementes?

Durante estas mais de quatro décadas no Brasil, a DuPont Pioneer realizou uma série de inovações nas áreas de produtos, serviços e processos. Foram décadas muito prósperas e que com certeza serviram de alicerce para as conquistas e o crescimento que a empresa vem obtendo até hoje. Mais do que nunca, a empresa firma o seu compromisso em continuar levando soluções à agricultura, ajudando a alimentar o mundo de forma sustentável. A DuPont Pioneer foi pioneira no desenvolvimento e na produção de sementes de milho de alta produtividade, sendo que, hoje, contribui para grande parte da produção de milho no País. Além disso, possui em seu portfólio de produtos sementes de soja de ciclo precoce que possibilitam que o produtor faça o plantio da safrinha, aumentando assim a rentabilidade da área. A DuPont Pioneer trouxe várias inovações para a produção de sementes, como a colheita de milho em espigas, a utilização de discos rampados, câmaras frias para a armazenagem de sementes, palestras on line para produtores, dentre inúmeras outras.

Quais são os mais recentes projetos da DuPont Pioneer no Brasil?

A DuPont Pioneer tem alcançado resultados surpreendentes aqui no Brasil devido aos constantes investimentos realizados tanto em pesquisa como infraestrutura, buscando ampliar sua capacidade de produção. Como estratégia para seu crescimento, em 2012 a empresa decidiu criar duas Unidades de Negócios no Brasil, a Sul e a Norte, buscando aproximar suas operações do mercado e de seus clientes. Para isso, montou times de profissionais focados e dedicados especificamente a essas áreas geográficas. O crescimento da empresa acompanha o crescimento do agronegócio brasileiro, e a DuPont Pioneer sempre estará junto ao agricultor, auxiliando com informações e produtos de qualidade.

Além da produção de sementes de qualidade, como a empresa se relaciona e leva informação e tecnologia até os seus clientes produtores rurais?

Através de seus dias de campo, projetos e eventos para difusão de tecnologia, a DuPont Pioneer leva aos seus clientes e parceiros informações úteis e de qualidade, a fim de auxiliálos a obter maior rentabilidade em suas operações. Periodicamente, a empresa lança Boletins Informativos e Comunicados Técnicos. Além disso, catálogos e guias de produtos, contendo características de cada produto e recomendações, auxiliam o produtor no momento de escolher os melhores materiais. A empresa também mantém seu site atualizado com notícias, cotações agrícolas, clima e informações técnicas, além de marcar presença nas mídias sociais através do Twitter e de seu canal no YouTube.