A Granja do Ano – 34 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Ovinos

Impulso à genética para produzir carne

Trabalho realizado pela VPJ oferece segurança no escoamento da produção de criadores parceiros

A Granja do Ano - Qual é a estrutura da VPJ em ovinos atualmente? Como funciona o trabalho da empresa com ovinos, desde a criação de animais até o mercado consumidor?

Valdomiro Poliselli Júnior - A VPJ possui uma estrutura compatível com a necessidade do mercado, produzindo reprodutores e matrizes que transmitam com eficiência as qualidades da raça e atendam os rebanhos produtores de carne em todo o País, além de proporcionar aos parceiros em genética a condição de padronizar sua produção. No caminho da cadeia produtiva da VPJ, os reprodutores PO são comercializados aos produtores parceiros em condições diferenciadas, para que tenham acesso à melhor genética, tanto Dorper como White Dorper. Nossa maior participação no mercado consumidor é dando condições para que o ovinocultor forneça o melhor produto através do uso de genética positivamente melhorada e manejo adequado, também oferecido pela VPJ como orientação técnica.

Quais são os projetos e metas da VPJ para o segmento da ovinocultura este ano e nos próximos meses?

O rebanho POI e PO da VPJ vem crescendo ano a ano. A estratégia da empresa é intensificar o número de matrizes puras em regime de pasto e o uso de reprodutores "tipo carne" para atender a forte demanda do cruzamento. A participação das raças Dorper e White Dorper cresceu significativamente no rebanho comercial em todo o País. Na safra 2013/2014 é esperado um aumento de participação dessas raças com números que chegam a 63%, levando o número de abate próximo a 27 mil cordeiros. Nossa expectativa é que em curto espaço de tempo essa participação seja o suficiente para abater apenas animais oriundos de cruzamento com Dorper e White Dorper, atingindo o número de 40 mil cabeças. Hoje, os fornecedores estão localizados no Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Bahia e Pernambuco. A procura de outros estados, como Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, entre outros, tem aumentado e as projeções deixaram de ser otimistas para se tornarem realistas.

Como você avalia o momento da ovinocultura brasileira e quais são os principais desafios do setor atualmente?

O momento é favorável e totalmente aberto para que os investidores se insiram nesse mercado, com a certeza de retorno financeiro. A garantia de compra oferecida pelo Programa Cordeiro Dorper Certificado disponibiliza ao mercado uma nova oportunidade que era inexistente na história da ovinocultura nacional: segurança no escoamento da produção. Para facilitar esse desenvolvimento, faltam, por parte dos órgãos governamentais, linhas de crédito que permitam formação de grandes rebanhos para uma atividade sustentável e assistência realmente capacitada para os pequenos produtores. A ovinocultura de corte é talvez a melhor opção para pequenos e médios produtores, pelo alto valor agregado e ciclo curto, se comparada a outras atividades do campo.

Como está o funcionamento do programa Cordeiro Dorper Certificado? Quais são as conquistas e quais os objetivos?

O Programa Cordeiro Dorper Certificado tem conquistado diversos atributos ao longo do tempo. Desde o início a proposta foi proporcionar melhores ganhos aos produtores de carne e melhor qualidade de carne ao consumidor final. Impulsionado pelos desejos da classe consumidora, o programa passou a conduzir o produtor de carne para que ele possa vender seu produto na época correta do ano, tornando seus ganhos mais interessantes e permitindo que a atividade seja sempre lucrativa. Realizando o manejo, composto por estação de monta, mamada controlada e confinamento com milho grão inteiro, o produtor tem obtido excelentes resultados. Com isso, a VPJ tem fornecido produtos de excelente qualidade ao mercado consumidor.

Valdomiro Poliselli Júnior é presidente da VPJ Pecuária