A Granja do Ano – 34 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Caminhões

 

Marca de confiança extrapesada

MAN Latin America lançou no Brasil a linha TGX, mega caminhões que aliam tecnologia, conforto e alta produtividade

A Granja – Que retornos a MAN Latin America já teve com o recente lançamento no Brasil dos caminhões extrapesados?

Ricardo Alouche – Estamos convictos de que este lançamento será um sucesso absoluto. Em conversa com nossos concessionários e clientes deste segmento, que conhecem bem as necessidades de seu setor e já são bem atendidos por outras marcas, todo tipo de retorno que obtivemos foi altamente positivo. Todos eles se mostraram abertos e receptivos a conhecer com mais profundidade estes modelos da família TGX que chegaram ao mercado brasileiro da forma como o cliente queria, após um longo período de testes em solo brasileiro e adaptações às condições das nossas estradas. O fato, ainda, desta versão de veículo vir a ser comercializada e atendida por uma rede de concessionários já estabelecidos, líderes de mercado e com um pós-vendas consagrado e como diferencial da marca é motivo de alta confiabilidade de atendimento por parte do cliente.

O que diferencia estes modelos dos demais concorrentes nestas especificações?

Temos a plena consciência de que estamos ingressando em um mercado diferenciado e extremamente exigente. Por este motivo, lançamos para o mercado brasileiro uma linha TGX extrapesada com produtos que aliam tecnologia, conforto e alta produtividade. Como exemplo, podemos destacar alguns itens de série nesta nova família de veículos: transmissão automatizada Tipmatic de 16 velocidades que garante maior simplicidade operacional, durabilidade e segurança, sistema de freios a tambor, ideal para as condições das pistas brasileiras, além do sistema de freios ABS/ EBS, que garantem maior segurança nas mais diversas condições de pista. Além disso, criamos um pacote de ações para atender os novos produtos na nossa rede de concessionários, o MAN Service, que basicamente é composto por estruturas exclusivas e dedicadas para a oferta de peças de reposição (Parts Express), de atendimento 24 horas, acompanhamento online do veículo através do MAN Guard – pacote de serviços de rastreamento e telemetria –, além dos consagrados planos de manutenção sob medida, celebrados diretamente com a montadora e que compreendem as modalidades PREV (revisões preventivas) e PLUS (revisões preventivas e corretivas).

O que mais a empresa promete levar ao mercado brasileiro nos próximos meses?

Somente neste ano de 2012 trouxemos ao mercado brasileiro nada mais nada menos que 25 novos modelos de veículos da linha “Advantech” que já atendem à obrigatoriedade de atendimento aos níveis de emissão de poluentes regulamentados pelo Proconve P7 e, mais do que isso, trazem inovações substanciais no trem de força, sistema de freios e acabamento dos veículos. Mantivemos mais uma vez o nosso DNA ao adotarmos soluções sob medida para o nosso cliente, incorporando uma tecnologia EGR (sistema de tratamento dos gases que dispensa o uso do Arla 32) aos caminhões que hoje equipam os segmentos de 13 a 31 toneladas e ônibus de 15 e 17 toneladas, certos das vantagens operacionais nestes segmentos. Para os próximos meses, pretendemos dar continuidade no lançamento e na apresentação de novidades ao mercado, onde poderíamos citar o mais novo integrante da família Delivery, o novo modelo VW 10.160 – veículo com a maior capacidade de carga útil do mercado brasileiro – e o lançamento oficial da linha de veículos “vocacionais” Euro V, com os novos veículos “Constructor”, “Compactor” e “Distributor”, com vocações para os segmentos de construção civil, coleta de lixo e distribuição de bebidas, respectivamente.

O agronegócio brasileiro está aquecido. Portanto, quais são as expectativas da empresa para atender às muitas demandas da safra 2012/2013, que deverá ser de recorde? A MAN Latin America, atualmente, é a maior fabricante de caminhões no país e produz, hoje, na moderna fábrica de Resende/RJ cerca de 300 veículos/dia, sem contar com a linha auxiliar recém inaugurada de produção dos veículos modelo MAN TGX, cuja capacidade instalada hoje é de 5 mil unidades/ano, podendo ser ampliada para mais de 10 mil unidades/ano, se necessário. Temos a convicção de que é o mercado que dita o ritmo da nossa produção e estaremos muito bem preparados caso a safra 2012/2013 seja recorde, conforme as previsões.

Ricardo Alouche é diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America