A Granja do Ano – 34 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Destaques 2011 Vinhos

Referência em qualidade de vinhos finos

A Miolo Wine Group produz 12 milhões de litros de vinhos finos por ano e detém 40% do mercado nacional entre as vinícolas brasileiras

Nome da empresa: Miolo Wine Group
Sede: Bento Gonçalves/RS
Produção de vinhos:12 milhões de litros de vinhos finos
Participação no mercado: 40% de market share de vinhos finos entre as vinícolas brasileiras
Faturamento em 2010: R$ 124 milhões, 31% acima do de 2009
Exportações: maior exportadora de vinhos e uma das principais de espumantes, com participação de 15%

A Granja do Ano — Quais os principais lançamentos da Miolo Wine Group nos últimos meses que o senhor gostaria de destacar e quais suas principais características?

Antônio Miolo — Foram dois os principais momentos de lançamentos de vinhos da Miolo Wine Group. O primeiro deles ocorreu em abril de 2011 durante a Expovinis, que teve como principais produtos apresentados os espumantes Almadén Brut e o Almadén Meio Doce e o Four Pack da Almadén, com quatro garrafas de 250 ml com a tampa rosca. O segundo ocorreu em julho com a presença do enólogo francês Michel Rolland, um dos mais importantes no mundo do vinho em evento na Casa da Fazenda em São Paulo. Foram lançados os seguintes vinhos: RAR Viognier 2010 e RAR Pinot Noir 2010, do projeto de Campos de Cima da Serra, em parceria com o empresário Raul Anselmo Randon. O vinho Bueno Paralelo 31 safra 2009 e o espumante Bueno Cuvée Prestige 2009, ambos fruto de uma associação da Miolo com o famoso narrador esportivo Galvão Bueno. Serão apresentados também os novos vinhos da Serra Gaúcha, das vinícolas Miolo e Lovara, o Cuvée Giuseppe Chardonnay 2009, Miolo Lote 43 2008, Miolo Merlot Terroir 2009 e Gran Lovara 2006, além do espumante Miolo Millésime 2009. Representando o terroir do Vale do São Francisco, será apresentado o espumante Terranova Brut Rosé, o licoroso Terranova Late Harvest e o brandy Osborne, produzido na Bahia, em parceria com a tradicional empresa espanhola de mesmo nome. Representando a região da Campanha, será apresentado o ícone do projeto Seival Estate, o Sesmarias 2008, e os vinhos da linha Quinta do Seival, o Castas Portuguesas 2008 e o Cabernet Sauvignon 2008.

E quais as mais recentes conquistas da empresa, sejam prêmios, parcerias, novos mercados?

A empresa vem se destacando nos cenários nacional e internacional do vinho como referência em qualidade. A parceria de nove anos com Michel Rolland foi bastante importante nesse processo de evolução do nosso vinho. O francês provocou transformações em todos os patamares da cadeia produtiva dos vinhos. Foi grande incentivador da mudança de sistema de condução dos vinhedos (de latada para espaldeira, sistema vertical). Até a sua chegada em 2002, 80% dos vinhedos da Miolo eram conduzidos pelo sistema latada, que favorecia o volume em detrimento da qualidade de produção. Atualmente, 100% dos vinhedos da Miolo são conduzidos em espaldeira. A exploração dos diversos terroirs brasileiros também foi foco dos trabalhos de Michel Rolland. A partir de inúmeras pesquisas e experimentações com diversas variedades de uva, hoje várias regiões brasileiras próprias para produção da uva e do vinho despontaram no cenário mundial de vitivinicultura, como é o caso do Vale do São Francisco (BA) e da Campanha (RS). As técnicas de vinificação foram melhoradas a partir das orientações de Rolland de forma a maximizar o potencial de cada variedade/ região. Práticas como o recebimento por gravidade e a correta gestão da maceração garantiram um ganho de qualidade que ajudaram a colocar os vinhos da Miolo em um patamar de excelência. O papel do Michel Rolland foi fundamental para orientar o caminho das tendências da vitivinicultura mundial, dados todos os investimentos que fizemos nesses últimos dez anos, onde se aplicou mais de R$ 100 milhões entre todos os projetos da Miolo Wine Group (MWG).

Quais são as iniciativas da empresa em relação à sustentabilidade e gestão ambiental?

A Miolo Wine Group está sempre buscando elevar a qualidade de seus produtos. Uma preocupação constante da empresa é desenvolver práticas que reduzam o impacto de suas ações sobre o meio ambiente. A Vinícola Almadén, localizada em Santana do Livramento/ RS, no sul do Brasil, foi uma das primeiras no país a receber a certificação ISO 14001. Entre as mais recentes iniciativas ecológicas da MWG estão a utilização de garrafas sustentáveis e a adoção de uma nova tecnologia de imunização de culturas, que dispensa o uso de produtos sintéticos nocivos ao ambiente.

Antônio Miolo, diretorconselheiro da Miolo Wine Group