A Granja do Ano – 34 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Destaques 2011 Silos

Soluções para proteger a safra

Kepler Weber investe na eficiência das soluções de armazenagem para o produtor aumentar a renda

Nome da empresa: Grupo Kepler Weber
Sede: Porto Alegre/RS
Unidades industriais: Panambi/RS, Campo Grande/MS e Bauru/SP
Número de funcionários: 1.360
Faturamento líquido em 2010: R$ 360 milhões

A Granja do Ano — Quais foram as principais conquistas da Kepler no último ano?

Olivier Colas — As principais conquistas da Kepler em 2010 foram a retomada da liderança do mercado e da rentabilidade (crescimento de 186% no lucro bruto em relação a 2009). Em 2010, tivemos o segundo melhor resultado da história da empresa! Devemos esses resultados à confiança dos clientes na Kepler e à qualidade de seus produtos, à força da marca e ao excelente desempenho dos mais de 1.300 colaboradores da empresa. As condições favoráveis no mercado nacional também foram decisivas, dentre as quais se destacam a retomada dos investimentos pelos agentes do agronegócio, possibilitada pela oferta de linhas de financiamento do Governo, através do Programa de Sustentabilidade dos Investimentos (PSI), bem como os preços elevados das commodities. O aprimoramento da nossa rede de representantes no exterior e a especialização das plantas industriais permitiram ampliar nossa vantagem, promovendo ganhos de participação no mercado nacional e a entrada em novos mercados internacionais.

E quais os planos e metas da empresa para os próximos meses?

Nosso primeiro objetivo é acompanhar a crescente demanda do mercado interno tanto do ponto de vista industrial quanto comercial. A especialização das unidades fabris e a melhoria da produtividade industrial são os pontos chave da preparação da empresa para a expansão de seus negócios. O segundo objetivo é antecipar a rápida transformação do agronegócio. A premissa da Kepler Weber é a inovação, com desenvolvimento baseado na oferta de equipamentos que ofereçam maior segurança aos operadores, eficiência energética, respeito ao meio ambiente, maior grau de automação e ganhos de produtividade aos nossos clientes. O terceiro objetivo é reforçar nossa presença na exportação.

Quais os diferenciais que ajudam a manter a Kepler Weber sempre na lembrança do produtor rural?

A empresa tem tradição de fornecer as melhores e mais completas soluções em armazenagem de grãos e ocupa uma posição de destaque no Brasil e na América Latina – isso com certeza ajuda. Mas o mais importante é trabalhar constantemente para ser e continuar como referência no mercado. Contamos com a maior equipe comercial do segmento, com um corpo de engenharia altamente capacitado, os melhores prazos de entrega do mercado e uma rede de assistência técnica que está sendo ampliada. Toda essa equipe mantém uma relação próxima com o produtor, tornando a marca presente em seu dia a dia no campo.

Como vem evoluindo o segmento de armazenagem de grãos no Brasil e quais os grandes desafios para um crescimento maior?

O quadro no Brasil continua sendo de safras recordes a cada ano e de investimentos crescentes em sistemas de armazenagem de grãos. Porém, estes investimentos ainda são insuficientes para reduzir o déficit de armazenagem estática. Não é por falta de uma política adequada, pois o Governo vem contribuindo para que mudemos a situação desfavorável do Brasil frente aos grandes produtores mundiais de grãos. O déficit de armazenagem se situa principalmente junto ao produtor. O desafio é atender este déficit com o aumento da capacidade de forma pulverizada, ou seja, incorporar na cultura do produtor brasileiro a prática de armazenar a safra dentro da sua propriedade, contribuindo significativamente no aumento de sua renda, com melhores condições de comercialização e desafogando o gargalo logístico de movimentação dos grãos.

Como a Kepler Weber transmite aos produtores a importância de manter um sistema de armazenagem na fazenda? A Kepler Weber lançou o KW Fazenda, uma linha de equipamentos adaptada às necessidades desse produtor e que inclui sistemas automatizados, mecanismos de acionamento e de controle que facilitam a operação e garantem a qualidade e a integridade do grão. Desenvolvemos uma série de ações de marketing como palestras e encontros técnicos que visam a evidenciar os ganhos potenciais de uma solução adequada de armazenagem e informar sobre as linhas de crédito existentes. Esse investimento é rentável e dá retorno em poucas safras.

Olivier Colas é diretor vice-presidente da Kepler Weber